Stephen Hawking utilizará supercomputador para criar mapa 3D do universo

Por Redação | em 29.06.2016 às 06h51

Stephen Hawking

Stephen Hawking, físico teórico e verdadeiro gênio dos tempos modernos, não está satisfeito em transformar a cosmologia e esclarecer o funcionamento dos buracos negros. Como se isso já não fosse um feito para uma vida toda, o cientista está planejando mapear todo o universo em três dimensões utilizando um supercomputador.

A máquina, que se chama Cosmos e é propriedade da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, será usada para analisar imagens da radiação emitida pelo Big Bang para desenhar um mapa do início do universo conhecido. Essas imagens, por sinal, foram capturadas pelo satélite Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA). Para tal, as imagens serão ampliadas utilizando a tecnologia de ponta de um supertelescópio instalado no Chile chamado Dark Energy Survey (DES), sendo capaz de estabelecer a exata posição de centenas de milhões de galáxias.

“O Planck nos deu uma imagem incrível da distribuição inicial da matéria no espaço e como isso chegou à estrutura do universo moderno”, disse Paul Shellard, que administra o supercomputador. De acordo com o cosmólogo, esses mapas serão aperfeiçoados quando a ESA enviar a sonda Euclid ao espaço - o que acontecerá em 2020.

Além de mapear o universo conhecido, as imagens da radiação do Big Bang analisadas pelo Cosmos também revelarão a verdadeira natureza da energia escura, que, de acordo com o que astrofísicos acreditam, é a responsável pela aceleração da expansão do universo. Recentemente, pesquisadores do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial (STScl) e da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriram que o universo está crescendo cerca de cinco a nove vezes mais rapidamente do que estimado anteriormente.

Fonte: The TimesTech Times

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome