SpaceX lança satélite com sucesso, mas aterrissagem de foguete falha novamente

Por Redação | em 07.03.2016 às 12h15

Falcon 9

Na última sexta-feira (4), a SpaceX conseguiu colocar com sucesso um satélite de comunicações em órbita. No entanto, a empresa falhou na tentativa de retornar com segurança o foguete responsável pelo seu lançamento.

Elon Musk, o CEO da empresa, usou o Twitter para anunciar que o foguete não aterrissou na plataforma marítima, mas também disse que eles não esperavam que o retorno desta cápsula, especificamente, fosse bem-sucedido.

Ele disse que a entrada do foguete Falcon 9 na atmosfera da Terra foi "muito quente", mas acredita que a equipe tem "uma boa chance" de conseguir acertar o pouso da cápsula na plataforma em sua próxima tentativa, que pode acontecer no final deste mês.

Minutos depois do lançamento impecável realizado no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), o Falcon 9 colocou o satélite de comunicações comerciais SES-9 em órbita com segurança, mas o foguete explodiu quando aterrissou na barca flutuante.

Ao longo dos últimos 14 meses, a SpaceX viu vários de seus foguetes explodirem durante a aterrissagem na plataforma que fica no meio do mar e tem o tamanho de um campo de futebol. Como se o feito por si só não fosse suficientemente complexo, esta missão do SES-9 trouxe alguns desafios a mais, o que levou a equipe a duvidar do sucesso do pouso do foguete. 

O objetivo principal dessas tentativas de pouso da SpaceX é criar um sistema de foguetes reutilizáveis para ajudar a tornar as viagens espaciais mais acessíveis e eficientes. A empresa ainda tem um longo caminho a percorrer até aperfeiçoar sua tecnologia, mas Musk está confiante de que sua equipe vai atingir seus objetivos em breve.

SpaceXImagem ilustra as fases do processo de reutilização de foguetes da SpaceX (Imagem: Divulgação)

Via Digital Trends

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome