Solução para o jet lag deve ser implementada em aviões da Airbus

Por Redação | em 10.04.2016 às 19h20

A350

Para quem vive viajando de avião para o exterior, uma coisa é certa: essas pessoas dariam tudo para se livrar do temido jet lag. A boa notícia é que uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford pode estar perto de dar fim à este pesadelo dos viajantes.

Segundo novas informações da pesquisa, a solução para o problema pode ser flashes de luz. Infelizmente, o tratamento não pode ser realizado por qualquer lanterna de celular ou lâmpada, ele requer que a exposição de luz seja produzida por um máquina calibrada e que o usuário receba a carga de luz na noite anterior ao voo.

Embora não seja um procedimento muito prático, a empresa de aviões Airbus quer tornar a iniciativa algo normal nos voos. O novo modelo de avião da empresa, A350 XWB, tem luzes de LED que podem produzir 16.7 milhões de tons diferentes de cores e a companhia acha que elas podem imitar o efeito do tratamento da Universidade de Stanford.

Quando o avião está viajando para o leste, o avião pode expor os passageiros a luzes brilhantes antes do anoitecer, fazendo parecer que o dia começou, como realmente terá começado no destino do voo. Na direção reversa, a exposição contínua à luz de noite pode estimular o pôr do sol atrasado no oeste.

No momento, apenas cinco companhias aéreas utilizam o A350: Qatar Airways, Vietnam Airlines, Finnair, Singapore Airlines e aqui no Brasil, a TAM.

Via The Economist

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome