Roborace é a nova categoria do automobilismo com carros autônomos

Por Redação | em 01.12.2015 às 11h12

Fórmula E

Um dos principais diferenciais da Fórmula E em comparação com as demais categorias do automobilismo mundial é que ela é a única a utilizar carros exclusivamente elétricos em suas competições. Ainda que as equipes e fabricantes estejam trabalhando para potencializar a resistência dos monopostos durante as corridas, na tentativa de eliminar a necessidade de troca de carro no meio das corridas, os avanços são significativos nestas duas últimas temporadas. Agora, como parte dos esforços de fazer da categoria a mais avançada tecnologicamente, a federação estuda introduzir uma nova competição que funcionará paralelamente à F-E e que utilizará carros autônomos, sem nenhum piloto.

Batizada de Roborace, a competição poderá ter início já na temporada 2016-2017, com as corridas acontecendo antes das disputas da F-E. Cada corrida terá duração de uma hora, um desafio a mais para que as equipes, em conjunto com as montadoras, possam trabalhar para ter capacidade suficiente de percorrer grandes distâncias a velocidades altíssimas em vários circuitos pelo mundo.

Para a criação da categoria, a Fórmula E conta com o apoio da empresa Kinetik, que é especializada no desenvolvimento de novas tecnologias. A ideia é que Roborace ajude os profissionais envolvidos a escrever algoritmos de inteligência artificial mais inteligentes. Ao todo, serão dez equipes participando da competição, cada uma com dois carros alinhados no grid. Os bólidos deverão alcançar velocidades superiores a 300 km/h e terão na inteligência artificial a chave para o sucesso na competição.

Denis Sverdlov, fundador da Kinetik e da Roborace, falou sobre as expectativas para a nova competição e que ela será muito importante para o desenvolvimento da inteligência artificial nos veículos. "Nós apaixonadamente acreditamos que, no futuro, todos os veículos do mundo serão assistidos pela AI e alimentados por eletricidade, melhorando o ambiente e a segurança rodoviária. A Roborace é uma celebração da revolucionária tecnologia e inovação que a humanidade alcançou nessa área até agora. É uma plataforma global para mostrar que as tecnologias robóticas e AI podem coexistir com a gente na vida real", explicou.

De acordo com comunicado da FIA no site da Fórmula E, a missão da Roborace é demonstrar que o futuro da tecnologia automotiva e da informação já está presente e pode trabalhar em condições extremas. Além disso, a categoria acredita que existem muitos talentos independentes pelo mundo que podem contribuir para essa iniciativa e, por isso, as equipes funcionarão como uma comunidade aberta de software e tecnologia para entusiastas e especialistas de todo o mundo.

Fonte: Fórmula E

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome