Nesta segunda-feira (14) você verá a maior superlua em quase 70 anos

Por Redação | em 13.11.2016 às 17h25

superlua

Quem perdeu a superlua que iluminou o céu no mês de outubro vai poder contemplar a beleza de uma ainda maior nesta segunda-feira (14). Astrônomos afirmam que esta será a maior superlua em 68 anos, e ela vai estar brilhando no céu da sua cidade — claro, se as nuvens não atrapalharem. 

O fenômeno acontece nas fases de lua nova ou lua cheia quando o satélite natural se aproxima bastante do nosso planeta. O evento de amanhã marca uma distância de apenas 356.511 km da Terra, no momento que coincide com o auge do perigeu (quando a lua fica mais próxima possível do nosso planeta). E a última vez que isso aconteceu de tal forma foi em 1948, quando essa distância foi de apenas 356.462 km da Terra. 

Mas o mais interessante nisso é que a superlua de amanhã não ocorrerá exatamente no momento do perigeu, previsto para as 9h21 (horário de Brasília). Por definição, tal fenômeno ocorrerá no momento da lua cheia, exatamente às 11h54, quando a lua ficará a incríveis 363.338 km da Terra. Apesar de a superlua ocorer em seu auge pela manhã aqui no Brasil, ela vai continuar gigante por todo o dia e à noite será o melhor horário para contemplarmos o fenômeno. 

O ano de 2016 foi premiado no quesito superluas, aliás. Além da que ocorreu no mês passado e desta que marcará a próxima segunda-feira, uma terceira vai surgir em dezembro. 

Com Business InsiderUOL

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome