NASA lança com sucesso novo satélite para melhorar previsões meteorológicas

Por Redação | em 21.11.2016 às 08h35

sat

Depois de muito adiar, a NASA finalmente lançou com sucesso no sábado, 19, em Cabo Canaveral, na Flórida, o primeiro de quatro satélites meteorológicos geostacionários de nova geração, que irão melhorar a precisão de informações relativas a previsões meteorológicas.

Denominado GOES-R, o satélite permite fornecer imagens da evolução do tempo e das tempestades mais perigosas com uma frequência que vai de 5 minutos a 30 segundos. Assim como os outros três satélites, ele é operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos. Os próximos satélites da série (GOES-R, S, T, & U) vão estender a disponibilidade do sistema GOES de satélites até 2036.

Nos próximos cinco meses será feita uma verificação de órbita, antes que o satélite se torne operacional. O satélite está mais de 22.000 milhas acima da Terra em órbita circular para estar em posição de observar o hemisfério ocidental com os instrumentos mais avançados do seu tipo.

A NASA e a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera (NOAA), que cooperam neste programa, preveem investir quase US$ 11 mil milhões no novo programa de satélites.

Fonte: pplware e blog da NASA

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome