Inteligência artificial consegue nota para passar em vestibular no Japão

Por Redação | em 19.11.2015 às 10h01

Inteligência artificial

O avanço no desenvolvimento na área de inteligência artificial (IA) tem deixado muitas pessoas surpresas. Uma prova disso é o mais recente programa desenvolvido pelo Instituto Nacional de Informática do Japão, que conseguiu tirar uma nota suficiente para ser aprovado no vestibular. O teste foi realizado com uma prova de vestibular padronizada, que incluía questões sobre física, inglês, história e matemática.

De acordo com o instituto, o programa passou com uma pontuação de 511 pontos de 950 possível. Essa nota é superior à média nacional de 416 pontos. Assim, com essa pontuação o software de inteligência artificial tem uma chance de 8 em 10 de ser aprovado em uma das 441 instituições privadas e 33 nacionais do país.

O que também chamou a atenção na prova foi o excelente desempenho que a máquina conseguiu nas questões de história, onde é necessário desenvolver habilidades de aprendizado para ser capaz de tirar conclusões próprias. Nas questões de matemática, o software também conseguiu uma ótima nota, como era de se esperar. Já na prova de física, a falta de capacidade de processamento de linguagem levou a máquina a obter um resultado abaixo da média.

A equipe da instituição tem trabalhado no programa desde 2011 e obtido avanços significativos. Anteriormente, o resultado obtido em teste similar foi abaixo da média, revelando que a inteligência artificial demorou algum tempo para ser aperfeiçoada. 

A partir de agora, o objetivo dos pesquisadores é continuar aperfeiçoando a precisão dos métodos de inteligência artificial e ampliar o conhecimento sobre a forma de pensar e aprender dos seres humanos.

Fonte: The Wall Street Journal

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome