Humanidade já esgotou recursos do planeta e viverá "a crédito" até dezembro

Por Redação | em 05.08.2016 às 17h08

Meio ambiente

Na próxima segunda-feira (08), a humanidade já terá consumido a totalidade dos recursos que a Terra é capaz de renovar em um ano e passará a viver "a crédito" até o último dia de 2016. A informação foi calculada pela ONG Global Footprint Network. Vale a pena ressaltar o grande problema por trás desta data: a cada ano esse momento chega mais cedo. O dia é conhecido mundialmente como "Earth Overshoot Day" (Dia de Sobrecarga da Terra).

Para realizar o cálculo anual, a ONG conta as emissões de carbono, recursos consumidos para a pesca, pecuária e agricultura, bem como construções e utilização da água. No ano passado, o "Earth Overshoot Day" chegou em 13 de agosto. Segundo a ONG e a WWF, a data "avança inexoravelmente desde os anos 1970". Na época, o "Earth Overshoot Day" foi em 23 de dezembro.

De acordo com as organizações, para atender nossas necessidades é preciso o equivalente a 1,6 planetas por ano. Segundo o site da iniciativa, desde 1970, a população mundial cresceu 95% e o volume total de espécies de vertebrados diminuiu 52%. "O custo desse consumo excessivo já é visível: escassez de água, desertificação, erosão do solo, queda da produtividade agrícola e das reservas de peixe, desmatamento e desaparecimento de espécies", afirma as ONGs.

"Viver a crédito só pode ser provisório, porque a natureza não é uma jazida, da qual podemos extrair recursos indefinidamente", afirmam. Segundo o Relatório Anual sobre o Estado do Clima, realizado por 450 cientistas em todo mundo, as emissões de gases de efeito estufa atingiram níveis recordes em 2015.

Via El Espectador

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome