Dias antes da chegada de Juno, ESO captura imagem de Júpiter em infravermelho

Por Redação | em 28.06.2016 às 06h15 - atualizado em 28.06.2016 às 06h43

Juno

Com a aproximação da chegada da sonda Juno em Júpiter, cientistas liberaram nesta segunda-feira (27) uma imagem espetacular do maior planeta do Sistema Solar. Liderados por Leigh Fletcher, da Universidade de Leicester, astrônomos usaram o Grande Telescópio do Observatório Europeu do Sul para capturar imagens infravermelhas do planeta, em um esforço para criar mapas de alta resolução.

As observações têm como objetivo apoiar o trabalho a ser realizado pela sonda espacial Juno nos próximos meses, permitindo que os astrônomos entendam melhor o planeta gasoso antes mesmo da chegada da sonda, prevista para alcançar Júpiter no próximo dia 4. Para isso, o atual projeto tem envolvido o uso de telescópios no Chile e no Havaí, além de contribuições de outros astrônomos amadores ao redor do mundo.

Júpiter

O mais importante de tudo isso é que os mapas não apenas têm oferecido um vislumbre do gigante de gás, mas também revelam como a atmosfera do planeta tem mudado antes da chegada da sonda espacial. De acordo com Fletcher, as observações em diferentes comprimentos de onda através do espectro infravermelho criam uma imagem tridimensional, mostrando como matéria e energia são transportadas pela atmosfera do planeta.

Para se ter dimensão do desafio, a sonda foi enviada em 2011 e já viajou cerca de 3 bilhões de quilômetros para tentar chegar à atmosfera jupiteriana. A ideia da missão é sobrevoar o planeta a apenas 4.667 km de distância, um recorde da NASA, que visa explorar as estruturas, a atmosfera e a magnetosfera de Júpiter durante 16 meses. Com toda a aproximação, a tentativa dos cientistas é compreender o funcionamento e as origens do gigante e do nosso sistema.

Fonte: TechTimes

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome