Conheça o Ring Clock, gadget inteligente que mistura anel e relógio

Por Redação | em 21.06.2016 às 17h30

Ring Clock

Em 2011, o designer Gusztav Szikszai fez um projeto para participar de uma competição e foi recebido com grande interesse do público, que pensou se tratar de um novo produto que seria lançado de fato. A ideia era a princípio bem simples: ter o tempo literalmente nas mãos com um anel integrado a um relógio. Dois anos mais tarde, o Ring Clock saiu do papel, buscou o site de financiamento coletivo Indie Go Go e hoje já pode ser encomendado de verdade.

Ring Clock

O projeto começou com o desafio Moving Innovation, proposto pela organização CGSociety. Segundo o designer, a ideia era criar um produto que ainda não seria possível construir, mas que o fosse em 10 anos. "Queria criar algo inovador, bonito e que fosse de fato útil. Nunca usei um relógio de pulso porque não gosto da sensação, então, aproveitei a oportunidade para criar algo que eu conseguiria usar", explica Gusztav. 

O Ring Clock de fato tem um design que atiça os olhos. Com acabamento em aço inoxidável, o anel é super-minimalista e marca as horas em pequenos painéis de LED. Para carregar e acertar a hora, basta colocar o anel em sua base. A bateria tem vida útil de 3 anos e o grupo oferece um plano de substituição para ela.

O anel tem largura de 14 mm e espessura de 3,5 mm, com diâmetros que vão de 15,7 a 23,83 mm, de acordo com tabelas internacionais. Embora o Ring Clock não seja totalmente à prova d'água, ele possui uma certa resistência a líquidos. 

Ring Clock

Parte da diversão do Ring Clock está em girar o anel para conferir as horas. Em alguns momentos, como às 13h30, as horas e minutos estarão próximos; em outros, é preciso girar o anel para verificar a hora exata. O plano inicial era fazer com que as horas, minutos e segundos rodassem em anéis separados, porém, a tecnologia atual ainda não permite isso.

Ring Clock

Apesar de já ser bastante ecológico, a equipe composta por Gusztav, pelo cofundador Sandor Somos e ainda por Balazs Stemler e Jozsef Miklan quer ir além. Em uma versão futura, eles pretendem fazer o Ring Clock funcionar por energia cinética, dispensando totalmente o carregamento por eletricidade.

Ring Clock

Especificações técnicas

  • Corpo: aço inoxidável cirúrgico hipoalergênico;
  • Cores dos LEDs: azul ou laranja;
  • Tempo de iluminação: 1 minuto após rotação;
  • Batteria: polímero de lítio superfino 6 mAh;
  • Tempo de bateria: 1 semana (15 ativações por dia ou 2 horas de uso constante); 
  • Vida útil da bateria: 3 anos;
  • Carregamento:  Carregador sem fio Qi wireless power charger pad (110-240 AC DC USB);
  • Tempo de carga: 2 horas;
  • Configuração da hora: via sincronização com base;
  • Resistente à água.

Via Indie Gogo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome