Veja a primeiríssima imagem de Júpiter e suas luas feita pela sonda Juno

Por Redação | em 13.07.2016 às 06h21

Juno

Nessa terça-feira (12), a NASA divulgou ao mundo a primeiríssima imagem fotografada pela sonda Juno após ela ter entrado com sucesso na órbita de Júpiter no fim da noite de 4 de julho. A imagem, contudo, somente foi registrada no domingo (10), pois a JunoCam estava desligada até então por questões de segurança.

primeira fotografia da sonda Juno

Na foto, vemos o gigante gasoso e três de suas luas (Io, Europa e Ganimedes). Apesar da definição da imagem não ser lá essas coisas, essa é a primeira fotografia produzida e uma variedade de novas imagens serão registradas cada vez mais com qualidade melhor – da mesma forma que aconteceu com a sonda New Horizons em Plutão. A NASA espera receber as primeiras fotos do planeta em alta resolução a partir de 27 de agosto, quando Juno estará passando ainda mais perto do planeta.

“Essa cena da JunoCam indica que [a câmera] sobreviveu a sua primeira passagem pelo ambiente extremamente radioativo de Júpiter sem nenhum tipo de degradação”, comemorou Scott Bolton, principal investigador do Southwest Research Institute. “Estamos ansiosos para ver as primeiras imagens dos polos de Júpiter”, completou.

Juno também está programada para, aos poucos, se aproximar da atmosfera do planeta, o que renderá imagens bastante aproximadas de suas intrigantes nuvens coloridas. Uma das imagens mais aguardadas será a que revelará detalhes da “Grande Mancha Vermelha” – a maior tempestade existente no Sistema Solar, cujas dimensões são equivalentes a pelo menos dois planetas Terra.

Fonte: NASA

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome