Cientistas listam os 20 planetas mais parecidos com a Terra já descobertos

Por Redação | em 08.08.2016 às 09h58

Kepler-186f

Desde que o telescópio espacial Kepler foi lançado ao espaço com a missão de descobrir exoplanetas espalhados pelo universo, milhares de novos planetas já foram catalogados para que a humanidade os estude. Das descobertas mais recentes, quatro delas seriam de planetas parecidos com a Terra, sendo que dois poderiam abrigar a vida como a conhecemos

Agora, uma equipe internacional de astrônomos analisou mais de quatro mil exoplanetas descobertos pela missão e selecionou os 20 mais parecidos com a Terra. Dos mais de 4.300 planetas já encontrados orbitando alguma estrela que não seja o Sol, 1.284 têm 99% de probabilidade de serem realmente um planeta orbitando uma estrela. Entre eles, 216 foram descritos como localizados nas zonas habitáveis de seus sistemas planetários - ou seja, eles se encontram em uma área cuja distância de seu sol permite temperaturas adequadas para a existência de água em estado líquido.

A partir desses 216, os pesquisadores identificaram os 20 exoplanetas com mais chances de abrigarem vida. O estudo foi publicado no arXiv, e nele vemos Stephen Kane, principal autor da pesquisa e professor de física e astronomia da Universidade Estatal de São Francisco, explicar que “este é o catálogo completo de todas as descobertas do Kepler que estão na zona habitável de suas estrelas hospedeiras”. O cientista também diz que “isso significa que podemos focar nos planetas do artigo e realizar estudos de acompanhamento para aprender mais sobre eles, inclusive se são realmente habitáveis”.

Fazem parte da lista dos 20 planetas mais parecidos com a Terra os notáveis Kepler-62f, Kepler-186f, Kepler-283c, Kepler-296f e o Kepler-442b, que já vinham sendo estudados por cientistas por conta de suas similaridades com o nosso planeta.

Fonte: arXiv, NASA