Brasileiros criam instalação que mergulha usuários em suas imagens do Instagram

Por Rafael Romer RSS | em 06.04.2016 às 18h23

Social Galaxy

Uma instalação artística que parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica está recebendo todos os visitantes da primeira loja conceito da fabricante sul-coreana Samsung, a Samsung 837, inaugurada no último dia 22 no bairro de inovação de Meatpacking District, em Nova York.

Apelidada de Social Galaxy, a obra é composta por duas partes e foi criada pela agência de design de experiência Black Egg, dos sócios brasileiros Lucas Werthein e Marcelo Pontes, com a proposta de mostrar um retrato físico da vida digital de cada visitante.

Na primeira, o usuário pode digitar sua consta no Instagram e entrar em um túnel espelhado, que mostrará todas as imagens e hashtags já postadas pela pessoa em sua conta na rede social em conjunto com amplificações sonoras e de voz. A instalação também combina suas imagens com aquelas do Instagram do usuário anterior e o próximo da fila.

Na segunda parte da obra, o usuário pode tirar uma "mega-selfie" utilizando um Galaxy S7, que será desconstruída e recriada com todas as selfies das pessoas que já passaram pela instalação antes, e em seguida, reproduzida em um telão de três andares de altura composto por 96 telas Full HD de LED.

"As redes sociais tentam ser um espelho da nossa vida, mas a visualização é linear, ainda mais quando no mobile, quando você vê tudo em sequência. Dificilmente as pessoas voltam para olhar todo o universo do que elas já postaram", explicou ao Canaltech o co-fundador da Black Egg e um dos responsáveis pela obra, Marcelo Pontes. "Então é uma forma de, por um momento, estar mergulhado num universo inteiro de coisas que postamos no Instagram, que é um reflexo do nosso dia-a-dia".

Segundo Pontes, a obra tem formado filas na porta do espaço da Samsung e feito sucesso com o público nova iorquino – ao ponto que até alguns padrões já podem ser observados entre o tipo de postagem que cada um faz em seus perfis do Instagram. Pessoas mais novas, por exemplo, costumam postar muito mais fotos e não se preocupam muito com o tipo de imagem; os mais velhos, por outro lado, fazem uma "curadoria" dos posts, selecionando com mais cuidado o que é colocado na plataforma. "Isso fica bem claro quando vemos os universos lá expostos", comentou.

Para ser construída, a Social Galaxy utilizou cerca de 300 monitores, 124 dispositivos móveis da Samsung, 16 computadores e cerca de 2,4 mil metros de cabeamento, além de software e algoritmo customizados, responsáveis pela montagem da apresentação das fotos e pela "mega-selfie". No total, o túnel e a "mega-selfie" reúnem 317 milhões de pixels.

A instalação ficaria em exibição até o primeiro dia de maio na loja, mas poderá ser estendida até junho. Ainda que nada esteja confirmado, também há a possibilidade de que o projeto seja exibido em outros lugares.

Veja como tudo funciona no vídeo abaixo:

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome