Sucesso de Slither.io: app viraliza e já está no top 10 em downloads

Por Redação | em 20.06.2016 às 20h32

Slither.io

Há pouco tempo, um dos maiores desafios de Steven Howse, de 32 anos, era encontrar meios para garantir o pagamento mensal do aluguel. Mas isso foi antes de Slither.io, naturalmente. Conforme o título mobile se tornou viral praticamente da noite para o dia, igualmente se alterou o desafio de Howse: agora é preciso dar conta da alta demanda de um público sedento por novidades – e cada vez mais dependente de uma infraestrutura online.

Slither.io figura atualmente entre os aplicativos de maior sucesso, justamente ao lado de pesos-pesados como Facebook e YouTube – tendo mesmo encontrado seu lugar entre os 10 mais baixados. Com a proposta relativamente simples de assumir o controle de uma cobrinha em busca por comida, o jogo se tornou tanto um sucesso de público quanto uma fonte bastante pródiga de renda, com lucratividade diária batendo os US$ 100 mil.

Em números, Slither.io já ultrapassou os 68 milhões de downloads para plataformas mobile, sendo baixado também 67 milhões de vezes em sua versão para navegadores. Num ecossistema virtual de 3,6 milhões de aplicativos mobile, semelhante sucesso certamente é coisa rara – mesmo que destes 950 mil sejam games.

Slither.io

500 jogadores online

Não obstante, para além de chamar a atenção do público, há ainda o desafio de fazer de uma explosão viral uma fonte constante de renda. Entre os principais desafios, sem dúvida consta o de encontrar servidores para semelhante demanda. Afinal, o game permite que até 500 pessoas joguem de uma única vez, isso em um contexto altamente dependente de interações entre a comunidade de jogadores – algo crucial para o progresso do jogo.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Howse afirmou que busca atualmente soluções para a alta demanda infraestrutural de Slither.io. Embora uma opção fosse apelar para companhias como a Amazon – a fim de prover espaço e poupar tempo -, tal solução poderia rapidamente se provar pouco lucrativa, em razão das taxas a serem pagas pela alta necessidade de banda do título.

Slither.io

O público como alta prioridade

Além das questões urgentes de expansão de infraestrutural, Slither.io também tem tomado grande parte do tempo hábil de Howse para a criação de melhorias para o jogo – conforme pedidos da própria comunidade de jogadores. De fato, atender às exigências do público parece ser uma prioridade constante para o desenvolvedor.

De fato, a popularidade meteórica do game mostra perfeitamente elaborado para atender o típico jogador mobile casual. Afinal, por trás da proposta online parruda, há uma simplicidade viciante – além de um desafio a princípio interminável, compondo assim um receituário apetitoso para bancos de ônibus, filas de supermercado etc. Por fim, embora a gratuidade imponha alguns anúncios inconvenientes aqui e ali, sempre é possível pagar uma pequena taxa para eliminar as distrações.

Fonte: The Wall Street Journal.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome