Pesquisa revela que ambiente hostil afasta jogadoras de games competitivos

Por Redação | em 15.09.2016 às 19h14

Gamer

Um novo levantamento da empresa de análise de dados sobre games Quantic Foundry revelou que jogadoras mulheres tendem a perder interesse mais cedo pelo cenário competitivo em relação aos homens.

O estudo questionou 239 mil jogadores usando um modelo que analisa 12 motivações diferentes que levam pessoas a se engajar com jogos, levando em consideração elementos como ação, imersão, criação e aspecto social. Com os resultados, pesquisadores definiram que o interesse médio por games competitivos sofre uma queda brusca dentro da faixa etária dos 13 a 35 anos.

Apesar da tendência ser observada de forma semelhante entre homens e mulheres, a queda mais acentuada é entre as jogadoras: a principal taxa de perda de interesse ocorre nas mulheres dos 13 aos 20 anos, cerca de 15 anos mais cedo do que entre homens.

Os pesquisadores apontam dois motivos principais para o fenômeno: além de mudanças biológicas pelas quais garotos e garotas passam na adolescência, o fato de comunidades de games online serem mais hostis para mulheres tende a ter um impacto negativo no engajamento de jogadoras - especialmente quando elas são realmente boas nos jogos, agressões ou assédios via chat geram experiências negativas que acabam afastando jogadoras jovens mais cedo do cenário competitivo.

Pesquisa gamers

Resultados mostram que queda no interesse por jogos competitivos tende a acontecer mais cedo entre mulheres gamers (foto: reprodução)

Mesmo com a diferença entre os gêneros, o levantamento aponta que o principal motivo para a perda de interesse pelo cenário competitivo ainda é a idade, o que nem sempre é levado em consideração pela indústria. "O que é notável sobre os resultados é que quando pessoas falam como diferentes tipos de gamers preferem diferentes gêneros de jogos, dificilmente falamos sobre a idade", comentam os pesquisadores.

Fonte: PC Gamer, Quantic Foundry

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome