Desempenho do SteamOS em jogos é inferior ao Windows 10

Por Redação | em 16.11.2015 às 11h24

Steam OS

Uma análise realizada em um computador dual-boot com o SteamOS e o Windows 10 mostrou que a Valve terá que correr atrás do sistema operacional da Microsoft no quesito desempenho. Em comparação entre os dois sistemas rodando diversos jogos e em diferentes configurações, o Windows 10 sempre se sobressaiu em relação ao Steam OS, que foi desenvolvido para oferecer uma experiência superior neste sentido, já que seu foco é especificamente os games.

De acordo com os testes, independentemente da qualidade de gráficos selecionada no jogo, a taxa de frames por segundo no SteamOS é notavelmente inferior a existente no Windows 10. Para esses testes foram utilizados os games Shadow of Mordor e Metro: Last Light. Como ambos os jogos possuem sua própria versão adaptada para o sistema da Valve, não deveria existir problemas de compatibilidade.

A diferença de rendimento nos jogos testados ficou entre 30 e 20 fps. Em baixa qualidade, por exemplo, Shadow of Mordor funciona a 95 fps no Windows 10, enquanto que no SteamOS não superou os 61 fps. Em qualidade alta, o jogo rodou a 34,5 quadros por segundo no Windows 10, enquanto que no SteamOS o rendimento foi de 14,6 fps.

Steam OS x Windows 10

O problema pode fazer com que os desenvolvedores parem de portar seus jogos para o SteamOS, visto que eles precisam gastar dinheiro e tempo para adaptarem suas produções para o sistema da Valve. Além disso, as recém-lançadas Steam Machines contam com o sistema operacional e estes números podem prejudicar as vendas do produto.

Acredita-se que o problema de desempenho esteja ligado à adaptação dos games. Enquanto que a maioria dos jogos são programados para funcionar com o DirectX no Windows, a utilização da OpenGL para rodar no Linux e no SteamOS parece não estar tendo o mesmo resultado. Sem dúvida, a Valve deverá seguir trabalhando na otimização de seu sistema operacional para melhorar o desempenho dos games e a otimização dos títulos portados para ele.

Fonte: Ars Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome