Jogadores excluem Pokémon Go com medo de serem banidos

Por Redação | em 08.07.2016 às 14h40

Pokémon Go

Lançado há menos de uma semana, o jogo mobile Pokémon Go está levando uma legião de usuários às ruas em busca dos famosos monstrinhos da série. O sucesso do game é tanto que as ações da Nintendo, responsável pela distribuição do título, subiram 10% até esta sexta-feira (8). Só que a nova aventura dos pokémon ainda não está disponível oficialmente em todos os países, e quem baixou o aplicativo fora desses territórios está com receio de ser banido por usá-lo antes da hora.

De acordo com o Eurogamer, alguns usuários postaram no Twitter e no Reddit de que tiveram suas contas banidas permanentemente após instalar o app do jogo. Isso porque esses jogadores não são residentes do Japão, Nova Zelândia e Austrália, por enquanto os únicos três locais do planeta que receberam a novidade há alguns dias. Outros internautas também afirmaram terem sido impedidos de baixar o game porque, na fase beta do título, burlaram checagens de localidade e inscrição.

"Não que alguém vá ler isto, mas como um vetado a ingressar, aí vai um aviso: por favor, não burle, ou baixe o APK ou registre uma Apple ID falsa para tentar conseguir o acesso antecipado em sua região. A Niantic costumava vetar pessoas por hackear, e seria uma pena descobrir que muitos novos treinadores repentinamente foram banidos. O processo para retirar a sanção é longo e árduo, e não vale a pena", escreveu um dos usuários no fórum Reddit.

É preciso destacar que os boatos não foram confirmados em caráter oficial nem pela Nintendo, que publica o game, nem pela The Pokémon Company ou pela desenvolvedora Niantic. Contudo, o tema ganhou ainda mais repercussão no Twitter, onde centenas de pessoas que baixaram o app fora das regiões nas quais ele está disponível disseram ter removido o aplicativo de seus smartphones. Mesmo que o banimento não esteja de fato acontecendo, o que se percebe é que os usuários estão precavidos e optaram por esperar até o lançamento oficial do game em seus respectivos países.

Além disso, como o APK de Pokémon Go não é oficial, há o risco do usuário instalar aplicativos de sites de terceiros, vírus e outras ferramentas maliciosas em seus aparelhos. "Os arquivos .apk que estão em vários sites na internet não possuem realmente nenhum controle. Embora a loja de aplicativos do Android não realize uma checagem completa de apps submetidos, a comunidade faz e eles são capazes de dizer quais são bons ou não. Se você instalar um .apk do site de alguém, você está aceitando a palavra deles de que não vai te infectar. É um grande risco a se assumir", disse Lee Munson no fórum Security-FAQ.

A Nintendo, a The Pokémon Company e a Niantic foram contatadas para falar sobre o assunto, mas até agora não emitiram nenhum comunicado.

Pokémon Go é um jogo baseado em realidade aumentada que permite caçar as criaturas do título no mundo real. É preciso usar o radar dentro do game para procurar pelos monstros mais pertos de você e, ao encontrar algum deles, apontar a tela do seu smartphone para usar a pokébola e capturá-lo. Além da captura, outro objetivo do jogo é treinar os pokémons e vencer batalhas contra criaturas adversárias.

Fonte: Eurogamer

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome