Sensor permite que você enxergue dentro da sua parede pela tela do smartphone

Por Redação | em 16.08.2016 às 20h14

WalabotDIY

Um dos maiores desafios de quem arrisca fazer uma obra em sua própria casa é dominar o labirinto de canos e fios que se esconde por dentro de sua parede. Mais do que ser um bloco de concreto, ela oculta todo o encanamento da residência e qualquer deslize pode fazer com que você ligue a furadeira exatamente sobre alguma dessas partes, o que pode resultar em uma enorme tragédia. E exatamente para evitar que dores de cabeça assim se repitam no futuro é que uma empresa criou um acessório que consegue encontrar cada uma dessas estruturas.

Parece exagero, mas o chamado WalabotDIY realmente consegue fazer essa belíssima mágica. Do tamanho de um pequeno HD externo, o sensor funciona como uma espécie de leitor de raios-x que, quando conectado ao seu smartphone, consegue exibir tudo aquilo que se esconde por dentro da parede, desde encanamento e fiação até possíveis insetos e roedores que possam viver ali. E, para isso, basta que o usuário encoste o dispositivo na superfície para conseguir enxergar o que há por baixo dela, impedindo que você fure ou quebre alguma coisa importante sem querer.

É claro que não se trata de uma visão literal, mas de uma reconstrução 3D. O aparelho usa um sensor 3D desenvolvido pela Vayyar Imaging que faz essa recriação de objetos que não podem ser visualizados. A empresa não revela como a tecnologia funciona, mas a demonstração do WalabotDIY leva a crer que ele opera quase como um pequeno sonar, enviando um sinal para dentro da parede e criando uma versão 3D daquilo que encontra lá dentro. Desse modo, ele identifica o tamanho e a posição dos fios e cabos, facilitando a vida de qualquer pedreiro de última hora. E, de acordo com o fabricante, até mesmo o tipo de material usado e a sua espessura são identificáveis.

Outro ponto que impressiona no acessório é a praticidade do uso. Ao contrário do que possa parecer, utilizar o produto é muito simples e não requer nenhuma habilidade especial em construção civil para isso. Como ele funciona em conjunto com um aplicativo dedicado, tudo o que o usuário precisa fazer é ditar suas preferências e fazer os ajustes necessários na tela do smartphone. Não há qualquer mistério, o que garante o apelo do produto. No entanto, ao menos por enquanto, o tal app está disponível somente para Android e pode ser baixado gratuitamente — porém, não espere vê-lo funcionando sem o sensor.

O WalabotDIY custa US$ 200 — cerca de R$ 638 na cotação atual — e conta ainda com uma estrutura magnética que permite que ele se acople ao seu smartphone com mais firmeza, o que garante leituras mais precisas da sua residência. Com isso, ele fica fixo no celular, sem correr o risco de cair ou fazer movimentos que atrapalhem o reconhecimento dos objetos dentro da sua parede. Tanto que ele pode ser operado com uma única mão sem qualquer problema, o que facilita na hora de usar o aplicativo simultaneamente.

WalabotDIYWalabotDIY promete facilitar a vida de todo mundo que precisa fazer uma pequena obra em sua casa

Ficou interessado? Pois o scanner está disponível somente nos Estados Unidos e o fabricante não tem previsão de lançá-lo por aqui, o que o torna aquele item para você colocar na sua lista de compras em uma eventual viagem ao exterior. E, pela praticidade oferecida, alguma empresa realmente poderia se interessar em trazer o produto para o Brasil — embora todos saibamos que o seu preço o tornaria proibitivo para muita gente por aqui. É uma pena, pois essa é uma ideia que realmente seria muito útil na vida de quem precisa fazer alguns ajustes na sua casa, mas não quer contratar alguém para isso. Pelo visto, ainda vamos continuar dependendo dos maridos de aluguel.

Via: Walabot, Gizmodo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome