Pesquisadores criam drone capaz de voar com apenas uma hélice

Por Redação | em 09.05.2016 às 10h52

Os drones normalmente são fabricados com um conjunto de 4 hélices capazes de manter o produto flutuando no ar. Contudo, pesquisadores do Institute for Dynamic Systems and Control da ETH Zurich criaram um novo tipo de drone que é capaz de voar utilizando somente uma hélice. O gadget, chamado de Monospinner, possui controles simples e deve ser bem fácil de controlar. A única parte móvel do produto é a hélice.

O projeto surgiu quando a equipe formada por Weixuan Zhang, Mark Mueller e Raffaello D'Andrea se perguntou: "qual seria o mínimo de peças móveis necessárias para manter um voo controlado?". O mais interessante é a forma como o drone voa: basta jogá-lo no ar como um frisbee.

Drone

O equilíbrio do produto no ar é mantido pela velocidade angular constante da força gerada pela única hélice do Monospinner. O controle do usuário mantém o drone equilibrado.

Apesar de funcionar, por questões de segurança, é melhor ficar longe de um desses enquanto ele estiver no ar. A maneira como o produto gira sugere que um impacto em uma pessoa pode machucar ou até cegar dependendo do acidente. Outros detalhes do protótipo foram demonstrados em um vídeo postado no YouTube. Assista-o aqui em cima.

Via: Mashable

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome