Novo relógio digital exibe horas com base na posição do Sol

Por Redação | em 21.02.2016 às 13h10

Relógio solar

Muito antes dos relógios digitais existirem, a humanidade contava com relógios de Sol para manter a noção do tempo. Os relógios tradicionais do passado não eram tão fáceis de ler como os dispositivos que levamos atualmente em nossos pulsos e bolsos. Apesar desse progresso, a empresa francesa Mojoptix desenvolveu um relógio digital que exibe as horas baseado na posição do Sol. Chamado de "Digital Sundial", ele é feito a partir de impressão 3D e exibe as horas no formato que já estamos acostumados.

O projeto é simples: uma varinha de plástico é utilizada para calcular o ângulo do Sol à medida que o dia avança. O relógio foi projetado para trabalhar entre as 10h e 16h e atualiza as informações a cada 20 minutos.

Relógio solar

Se você não estiver disposto a desembolsar quase US$ 80 para comprá-lo no site da Etsy, os arquivos de design estão disponíveis para qualquer um baixar e utilizar em sua impressora 3D, mas é necessário configurar a localização de acordo com o hemisfério preferido. No vídeo abaixo é possível ver como foi o processo de construção do relógio da Mojoptix.

Via Mental Floss

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome