Homem escapa da morte graças ao Fitbit Charge HR

Por Redação | em 12.04.2016 às 08h42

Fitbit Charge HR

O uso da tecnologia pode ser aplicado de formas inusitadas. Um paciente de 42 anos chegou ao hospital Our Lady of Lourdes Medical Center, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, 20 minutos após sofrer uma convulsão. Na sala de emergência, a equipe médica verificou que o homem apresentava um quadro de fibrilação atrial, ou seja, seus batimentos cardíacos estavam acelerados e irregulares. Como os médicos não sabiam se os sintomas eram crônicos ou consequências da convulsão, foi o Fitbit Charge HR do paciente que determinou os procedimentos adequados para o caso.

A dúvida sobre a fibrilação atrial ser ou não decorrente da convulsão era fator determinante no caso, já que o paciente poderia acabar sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O que acontece é que se a fibrilação fosse crônica, a cardioversão elétrica (choque para os batimentos cardíacos estabilizarem) que seria utilizada para aliviar a arritmia poderia causar um AVC, mas caso o sintoma não fosse tratado também poderia acarretar em um acidente vascular cerebral. 

Para a sorte do paciente, os médicos notaram que ele usava o Fitbit Charge HR, e foi a pulseira que pôde mostrar à equipe que o quadro de fibrilação atrial era decorrente da convulsão, fazendo com que o procedimento de cardioversão pudesse ser realizado sem riscos. A pulseira, que estava sincronizada com o smartphone do paciente, apontou a elevação dos batimentos cardíacos a partir do momento em que começou a convulsão, e foi esse o dado responsável por salvar a vida do homem.

Obviamente, não se deve confiar completamente nos dados apresentados por dispositivos que não tenham os cuidados médicos como foco, mas aparentemente esses gadgets podem ter importância crucial em situações de emergência. Foi a primeira vez que o dispositivo da Fitbit foi usado com essa finalidade. 

Via: Tech Times

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome