Agora desenvolvedores podem criar conteúdo para o HoloLens com JavaScript

Por Redação | em 19.12.2016 às 21h57

HoloLens

A Microsoft não para. Depois que Satya Nadella assumiu as rédeas da companhia, vários projetos saíram do papel e várias inovações permearam o catálogo de produtos e software da companhia. E seguindo a tendência da realidade virtual e aumentada, a empresa hoje nos presenteou com uma boa notícia: agora, os desenvolvedores poderão criar ambientes totalmente holográficos para o HoloLens usando JavaScript.

A plataforma Windows ganhou uma unificação que a torna universal, ou seja, sem distinção entre mobile e PC. Mas a experiência ficará ainda melhor graças a uma nova biblioteca para a linguagem C++, que vai ser liberada logo menos para quem desejar programar apps de holografia. 

Por ora, a ferramenta foi apelidade de "HoloJS", e tudo indica que será um projeto de código aberto que conta com o apoio da ChakraCore (uma engine para JavaScript, também open source, bastante usada no Edge e nos smartphones com Windows 10). 

Ainda não se sabe detalhes sobre a HoloJS, mas os interessados podem dar uma espiada no repositório para a biblioteca, localizado no GitHub. Pelo visto, os desenvolvedores poderão construir aplicativos totalmente voltados para o HoloLens usando JavaScript e WebGL. 

Se você é programador (ou conhece um) e deseja criar apps na plataforma Windows voltados ao headset de realidade virtual da Microsoft, vale a pena ficar de olho no repositório. A documentação já está disponível, com instruções básicas fornecidas pela própria empresa que irão ajudar os interessados. Vale lembrar que o Visual Studio precisa estar atualizado (2016) no seu computador para que você manipule os códigos e aprenda com um sample disponibilizado gratuitamente no repositório. 

Via MS Power User
GitHub

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar