Uso das novas reações do Facebook ainda é minoria

Por Redação | em 09.05.2016 às 18h40

Facebook Reactions

Já faz mais de dois meses desde que o Facebook começou a disponibilizar oficialmente as reações a todos os seus usuários. Depois de um tempo em fase de testes, o método foi aprimorado e as emoções ali representadas foram refinadas, restando apenas aquelas consideradas universalmente compreensíveis (ou quase isso).

De qualquer maneira, os números mostram que a boa e velha curtida ainda é a principal reação dos mais de 1,6 bilhão de usuários cadastrados na rede social criada por Mark Zuckerberg. Segundo números revelados por um estudo da Quintly, empresa de análises que levou em conta mais de 130 mil postagens no Facebook, o “Curtir” foi a reação escolhia em 76,4%; o segundo lugar ficou para os compartilhamentos, com 14%; em terceiro está o comentário, com 7,2%; por último, bem distante das demais, está as novas reações, usadas em apenas 2,4% dos 130 mil posts.

Amor na ponta dos dedos

Entre esta pequena fração de reações que usaram as novas emoções do Facebook para expressar algum sentimento em relação a uma postagem, a preferida do público é o “Amei”, a escolha do público em 51% dos casos. E outro dado curioso é que, diferente de imagens e postagens em texto, os vídeos costumam receber mais reações — quase o dobro quando comparado aos compartilhamentos.

Se formos tentar encontrar alguma razão para as curtidas ainda serem a preferência de mais de dois terços dos usuários do Facebook, é possível sugerir que o simples fato de ela ser mais acessível seja uma das principais justificativas. Isso porque basta um simples toque sobre o botão de curtir, algo que existe desde sempre na rede social, para dar o seu “like”. Por outro lado, indicar outra reação demanda duas ações — manter o botão pressionado para acessar o menu —, lembrando ainda que as emoções estão ocultas ali, o que pode dificultar ainda mais a sua popularização.

Você usa mais curtidas ou reações? Comente aqui embaixo.

Fonte: Quintly

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome