Problema está impedindo visualização de GIFs no Facebook; saiba como resolver

Por Felipe Demartini RSS | em 09.03.2016 às 12h58

Facebook

Se você está tendo problemas para visualizar GIFs em sua linha do tempo no Facebook, acredite, não é o único. Desde a noite desta terça-feira (8), usuários da versão web vêm relatando dificuldades para “iniciar” as animações que são publicadas pelos contatos na rede social. Clicar sobre as imagens, o procedimento comum para fazer isso, parece não funcionar mais da maneira correta.

Nos testes realizados pelo Canaltech, o problema pode ser localizado nos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, todos rodando no sistema operacional Windows 10. Clicar nos GIFs na própria linha do tempo ou em links diretos das postagens não realiza ação alguma, e só foi possível ver as imagens em movimento quando acessadas diretamente a partir dos perfis dos contatos que as postaram.

Falhas semelhantes também foram citadas por usuários do Windows 7 e Mac OS X. Por outro lado, em smartphones e tablets, tudo parece funcionar normalmente através do aplicativo oficial do Facebook. Os problemas também parecem ser localizados, atingindo apenas usuários brasileiros e também de outros países da América Latina.

Problema GIF Facebook

Pelas redes sociais, os relatos do problema e reclamações se acumulam, enquanto a empresa não se pronunciou sobre o assunto.  Entretanto, uma solução temporária surgiu pelas mãos de alguns usuários e a falha, estranhamente, parece estar relacionada aos sistemas que impedem a reprodução automática de vídeos, que de algum motivo, parece estar afetando também a execução arbitrária dos GIFs.

Problema GIF Facebook

Para solucionar a questão, acesse o menu de configurações clicando na seta para baixo, no canto superior direito da interface do Facebook. Na sequência, selecione a última opção, “Vídeos”, no menu à esquerda, e ativa a “Reprodução automática de vídeos”, segunda opção da lista que aparece.

Problema GIF Facebook

Na sequência, retorne para a linha do tempo, que deve voltar a ter os GIFs funcionais e que, ao contrário de antes, passam a ser reproduzidos automaticamente. Como a configuração já diz, isso acontecerá também no caso dos vídeos. Felizmente, o autoplay acontece sem áudio, mas ainda assim, esse aspecto pode ser um incômodo para alguns usuários. É questão de escolher o que é mais interessante em cada caso.

Entramos também em contato com o suporte do Facebook para questionar sobre a questão, mas até a publicação desse texto, a rede social não havia respondido.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome