Mulher tenta "ferrar" namorado com conta falsa no Facebook

Por Redação | em 03.12.2016 às 10h20

Facebook

Ah, nada como uma encrenca com o ex. Entretanto, uma norte-americana levou o conceito de vingança um tanto longe demais ao criar uma conta falsa de Facebook com os dados do ex-namorado e usar ela para falsificar provas de um crime.

O incidente ocorreu no ano passado, em Las Vegas, quando Stephanie Lawson, de 25 anos, fez o perfil falso para o ex Tyler Parkervest, colocando na página que ele teria a perseguido, sequestrado e violentado. Usando o perfil como evidência, ela levou o caso à polícia.

Lawson prestou cerca de oito queixas para a polícia no último ano, e usava as ameaças que supostamente recebia do perfil de Parkervest via Facebook para reforçar seu caso. Entretanto, a promotora do caso começou a suspeitar da situação ao ver screenshots do perfil falso de Tyler.

Os advogados de acusação pediram ao Facebook e à operadora T-Mobile invormações sobre o telefone de Lawson, assim como arquivos de IP da "vítima". Segundo os advogados, foi um processo demorado durante a metade deste ano, até conseguir as informações desejadas.

Após ser pega na mentira, Lawson confessou o crime e foi indiciada em duas acusações - uma de falsa condenação e outra de perjúrio. Esta semana, ela foi julgada e condenada a um ano de prisão.

Entretanto, o caso levanta questões sobre a verificação de identidades na criação de perfis no Facebook, onde não chega a ser difícil criar uma conta falsa. Mesmo assim, a empresa afirma que é restrita para o uso por "pessoas reais" e tem políticas de checagem para evitar identidades falsas.

Mesmo assim, Lawson conseguiu contornar o sistema para seu plano maligno contra o ex-namorado. Em resposta ao site CNET, o Facebook não falou especificamente sobre o caso, mas afirmou que tem um time designado para investigar e evitar estes incidentes.

"Nós desenvolvemos um alerta que é enviado quando descobrimos diversas contas com uma mesma foto de perfil e nome. A pessoa que recebe o alerta tem a opção de reportar a conta como uma página falsa com sua identidade", afirmou a empresa de Mark Zuckerberg.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome