Lista mostra os 10 assuntos mais comentados no Facebook em 2016

Por Redação | em 08.12.2016 às 12h53

Facebook

Estamos oficialmente naquela época em que sites e redes sociais começam a divulgar listas dos assuntos mais falados, das pessoas mais bem pagas e dos vídeos mais vistos no ano. Só que estava faltando o Facebook, que divulgou nesta quinta-feira (08) quais foram os dez assuntos mais comentados do mundo na rede social em 2016.

Para a surpresa de poucos, no site em que os textões reinam absolutos, Política foi o assunto mais debatido de todos. Os usuários também se comoveram com a partida do camaleão David Bowie e de Muhammad Ali, maior boxeador de todos os tempos, e trouxeram os nomes para a Top 10.

Para espantar um pouco a tristeza e a frustração geral, assuntos mais leves também marcaram presença, como Pokémon GO, jogo mobile sensação do ano; e os Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro.
Ao todo, o Facebook analisou publicações de 1,8 bilhão de usuários de 1º de janeiro a 27 de novembro. Confira a lista completa a seguir.

1. Eleições presidenciais nos EUA

Empresário milionário do ramo imobiliário, Donald Trump contrariou todas as pesquisas e bateu Hilary Clinton na corrida presidencial (Reprodução: Depositphotos)

A corrida à Casa Branca foi o assunto mais debatido no Facebook em todo o mundo. De maneira surpreendente, o republicano Donald Trump derrotou a democrata Hilary Clinton e será o próximo presidente dos Estados Unidos.

2. Impeachment de Dilma Rousseff

O Impeachment da presidente Dilma Rousseff levou o Brasil e o mundo à loucura. Impedimento do mandato foi o segundo assunto mais comentado do mundo no FB (Reprodução: Agência Brasil) 

Os textões no Facebook não foram em vão e os brasileiros mostraram eles serviram pelo menos para trazer o Brasil para esta lista do Facebook. Em uma decisão histórica, o Senado decidiu por impedir a continuidade do mandato da presidente Dilma Rousseff, afastando-a do cargo pelas tais Pedaladas Fiscais e corrupção.

3. Pokémon GO

Apesar dos inúmeros Pidgey, Rattata e Zubat, Pokémon GO ganhou o coração dos aspirantes a treinador Pokémon (Reprodução: Depositphotos)

Desenvolvido pela Niantic em parceria com a Nintendo, o jogo de realidade aumentada que permite capturar Pokémon foi uma verdadeira febre neste ano. Gente de todo o mundo lotou parques, praças e avenidas em busca dos monstrinhos e usaram a rede social para organizar eventos e reuniões e mostrar suas façanhas e capturas no jogo.

4. Vidas Negras Importam

Civis negros executados pela polícia nos Estados Unidos fizeram muita gente ir às ruas mandar um recado para o mundo todo: "Vidas negras importam!" (Reprodução: Depositphotos)

Infelizmente, neste ano um número sem precedentes de pessoas negras foi assassinadas por policiais nos mais diversos cantos do mundo, mas em especial nos Estados Unidos. Vídeos das execuções deliberadas caíram no Facebook e revoltou milhões de pessoas, que engrossaram o coro de organizações como a Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e grupos afiliados.

5. Eleições presidenciais nas Filipinas

Rodrigo Duterte foi eleito presidente das Filipinas prometendo eliminar todos os viciados em droga que assolam o arquipélago (Reprodução: Casino) 

Quem acha absurda a ideia de Donald Trump ter vencido as eleições presidenciais nos EUA deveria conhecer Rodrigo Duterte. Eleito presidente das Filipinas em junho, o político infestou o feed de notícias de muita gente no Facebook por sua campanha eleitoral prometer "massacrar" os viciados em droga do vasto arquipélago asiático.
Após vencer as eleições, ele chegou a se comparar ao ditador nazista Adolf Hitler: "Hitler massacrou três milhões de judeus. Agora, há nas Filipinas três milhões de viciados. Gostaria de matar todos eles".

6. Jogos Olímpicos Rio 2016

Das cerimônias de abertura e encerramento ao escândalo envolvendo o nadador norte-americano Ryan Lochte, a Rio 2016 rendeu muito assunto (Reprodução: Agência Brasil) 

A Rio 2016 aparece para dar uma aliviada nessa lista carregada de coisa estranha. Mas isso não significa exatamente que não houve coisas bizarras acontecendo na competição. Além da supremacia norte-americana no quadro de medalhas e das conquistas e histórias de atletas brasileiros que levaram medalhas para casa, um dos assuntos mais debatidos foi a polêmica envolvendo o nadador Ryan Lochte.

7. Brexit

Os britânicos foram às urnas votar contra a permanência do Reino Unido na União Europeia, no caso que ficou conhecido como Brexit (Reprodução: Wired) 

Numa votação história, os britânicos decidiram que o Reino Unido deveria abandonar a União Europeia. Anunciada em junho, a saída rapidamente fez surgir inúmeros cientistas e especialistas políticos nos feeds do Facebook no mundo todo.

8. Super Bowl 50

Além do título do Denver Broncos, o Super Bowl 50 foi palco da última performance de Peyton Manning, um dos melhores quarterbacks da história da NFL (Reprodução: ABC)

Considerado o maior espetáculo esportivo depois da Olimpíada e da Copa do Mundo, a final do futebol americano levou muita gente à loucura. No duelo entre Denver Broncos e Carolina Panthers, quem levou a melhor foi o Broncos, que levou o Super Bowl 50 para casa com uma vitória de 24 a 10. Dias após a competição, o quarterback Peyton Manning anunciou sua aposentadoria após 18 anos competindo na NFL.

9. David Bowie

Uma das lendas do rock da cultura pop, David Bowie deixou saudades em gente de todo o mundo em 2016 (Reprodução)

Um dos maiores cantores de todos os tempos, David Bowie nos deixou em janeiro aos 69 anos de idade. A morte do camaleão, claro, comoveu gente em todo o mundo.

10. Muhammad Ali

Polêmico e bom de briga, Muhammad Ali é uma unanimidade. Maior boxeador de todos os tempos, atleta também faleceu neste ano (Reprodução)

Provando que 2016 foi um ano de perdas irreparáveis, quem também nos deixou foi Muhammad Ali. Considerado o maior boxeador de todos os tempos, Ali sofria do Mal de Parkinson desde o início da década de 1980 e morreu aos 74 anos devido a graves problemas respiratórios decorrentes da doença degenerativa.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome