Internet.org: Facebook alcança 20Gbps em testes com drones

Por Redação | em 14.11.2016 às 16h03

Facebook Aquila

Em mais um teste com drones para oferecer internet de graça em regiões carentes ou com pouca acessibilidade de rede, parte do projeto denominado Intertet.org, o Facebook conseguiu transmitir dados a quase 20Gbps entre duas torres no Sul da Califórnia. Foi utilizado um prato de 60 centímetros para enviar dados por um link de 13km entre Malibu e Woodland Hills.

Os testes usaram frequências da chamada E-band, um grupo de frequências de onda de milímetros entre 60 e 90GHz. Esses sinais são capazes de transmissão de dados com uma grande largura de banda, mas são suscetíveis a enfraquecimento por conta de distância, clima e obstáculos. Por isso, costumam ser usados para transmissões de curto alcance e de ponto a ponto.

Inicialmente foram enviados dados com velocidades entre 100Mbps e 3Gbps permitindo aos engenheiros coletarem dados de transmissão em dias limpos e também durante dias com nuvens, neblina, ventos fortes e chuvas, ainda de acordo com o Facebook.

A distância alcançada é significativa e já bastante útil para links de ponto a ponto que poderiam transmitir sinal de internet de banda larga terrenamente. No entanto, não é distante o suficiente para ser usada como o link de transmissão para o futuro serviço de internet via drone da empresa.

Os drones Aquila, do Facebook, vão levar acesso à internet para áreas remotas de altitudes entre 18 mil metros e 27 mil metros. Como os drones não ficarão sempre em cima da estação terrestre, a distância do link pode ser maior. Por isso, o Facebook vai precisar aumentar o alcance para algo entre 30 mil metros e 50 mil metros e aumentar a largura de banda para 30Gbps, segundo a própria rede social.

O próximo passo para os testes da companhia na Califórnia é um sistema do chão ao céu que vai transmitir dados para um avião Cessna com um transceptor de dados no painel. Para 2017, o Facebook planeja aumentar a velocidade para até 40Gbps tanto para quanto a partir da aeronave.

Fonte: IDGNow

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