Governo indiano cobra explicações do Facebook sobre programa de internet grátis

Por Redação | em 13.01.2016 às 14h31 - atualizado em 13.01.2016 às 14h45

Free Basics

O Facebook está enfrentando dias difíceis na Índia. A rede social lançou recentemente no país asiático o Free Basics, um programa de internet gratuita que prometia levar a web para regiões ainda isoladas de lá, algo lindo na teoria, mas que, na prática, não é tão bonito assim. Após ser acusada por grupos ativistas de ferir a neutralidade da rede por permitir acesso restrito à web, a empresa de Mark Zuckerberg está com problemas junto ao Telecoms Regulatory Authority of India (TRAI), o órgão regulador das telecomunicações indiano.

O TRAI alega ter recebido apenas 1,89 milhão de contatos de usuários do Facebook na Índia que apoiam o Free Basics, número de adesões bem inferior às 11 milhões alegadas pela própria rede social em 1º de janeiro deste ano. Além disso, o órgão regulador afirma que 544 mil mensagens vieram a partir de contas de e-mails “facebookmail.com”, enquanto cerca de 1,35 milhão chegaram sob o domínio “supportfreebasics.in”.

Assim, para esclarecer as dúvidas e, quem sabe, descobrir onde foi parar o restante das mensagens que o Facebook alega terem sido enviadas — mais de 9 milhões —, o TRAI preparou uma mensagem pedindo posicionamentos específicos de cada participante do programa. Contudo, o diretor de políticas públicas da rede social na Índia, Ankhi Das, afirmou ser impossível chegar individualmente a todas elas.

De qualquer maneira, o Facebook tentou o contato com os usuários faltantes e recebeu um prazo de um dia para concluir a consulta. O TRAI espera que amanhã, quando terminarem as 24 horas, seja possível ter em mãos as opiniões de usuários do Free Basics.

Fonte: TRAI (PDF)

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome