Fotógrafo usa nudez para protestar contra xenofobia no Facebook

Por Redação | em 03.11.2015 às 16h50

Facebook

Se você nunca passou por isso, já deve ter ouvido alguém relatando as ações ágeis do Facebook em retirar do ar fotografias que contenham qualquer tipo de nudez, inclusive mamilos femininos. E isso enquanto mamilos masculinos não são vistos como violação dos termos de uso da plataforma, o que nos leva a refletir sobre o tratamento de gêneros na rede social.

A mesma agilidade, porém, não é vista na hora de remover postagens com discursos de ódio. Contra isso, o fotógrafo alemão Olli Waldhauer lançou uma campanha ousada: na mesma foto estão uma mulher com seios à mostra e um homem segurando uma placa com um comentário xenófobo e racista.

A placa registra a frase “Não Compre de Turcos”, texto baseado em um slogan antissemita utilizado com frequência durante a Alemanha nazista (“Não Compre de Judeus”). Junto da imagem, o artista lançou a hashtag #nippelstatthetze, que pode ser livremente traduzida como “mamilos em vez de discurso de ódio”.

Em entrevista à AFP, Olli Waldhauer afirma que a intenção do protesto é escancarar um padrão duplo do Facebook, acusando uma preocupação maior com nudez do que com discursos de ódio. Ele relata que postou a fotografia em seu perfil e que ela foi retirada do ar menos de duas horas depois. Então, ele hospedou a fotografia em um serviço de armazenamento para divulgar o protesto e ela foi baixada milhares de vezes nas horas seguintes. “Eu quero que o Facebook exclua a imagem não por causa da nudez, mas por conta do discurso de ódio”, comentou.

Mamilos ou discurso de ódioO que ofende mais: mamilos ou discursos de ódio? (Foto: Olli Waldhauer)

O protesto de Wlahdhauer vem na sequência de uma onda de xenofobia e preconceito que se espalhou pelo Facebook na Alemanha na metade de setembro, quando milhares de mensagens contra imigrantes começaram a circular na rede social. Aparentemente, nudez incomoda mais a plataforma de Mark Zuckerberg do que discursos de ódio.

Fonte: Phys.org

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome