Facebook investe em antenas para melhorar acesso à internet

Por Redação | em 13.04.2016 às 19h13 - atualizado em 13.04.2016 às 19h39

Terragraph

O Facebook está preocupado com a qualidade da conectividade da internet e por isso resolveu tomar o assunto nas próprias mãos. Com o objetivo de melhorar a experiência online em regiões de alta densidade demográfica, assim como para quem não têm fácil acesso à internet, a empresa de Mark Zuckerberg desenvolveu dois projetos para tentar resolver o problema.

O primeiro são as antenas Terragraph, utilizadas para distribuir acesso gigabit de internet principalmente em cidades grandes com muito tráfego de dados. A Terragraph utiliza tanto o sistema Wi-Fi quanto sinais de celular para enviar dados de internet.

O segundo projeto é o conjunto de antenas Aries, que manda sinais sem fio para dispositivos em locais onde nem sempre você consegue conexão, como áreas rurais e de mata.

As duas iniciativas fazem parte do projeto Telecom Infra Project ("projeto de infraestrutura de telecomunicação", em tradução livre) lançado pelo Facebook no 2016 Mobile World Congress, em fevereiro deste ano. O projeto pretende criar uma infraestrutura boa o suficiente para aguentar o crescente uso de dados em diversas partes do mundo, assim como disponibilizar internet para locais sem cobertura. 

Segundo informações do gerente de produtos do Facebook, Neeraj Choubey, as antenas Terragraph já estão sendo testadas na sede do Facebook, em Menlo Park. Para os próximos meses, testes devem ser realizados na cidade de San Jose, também localizada na Califórnia.

Em relação à Aries, o Facebook pretende "transformar essa tecnologia em uma ferramenta aberta para comunicações wireless e pesquisas da comunidade acadêmica que devem ajudar a construir e melhorar os algoritmos já implementados para resolver problemas futuros de conectividade".

O Facebook reconhece que não tem o poder de instalar essas antenas nos diversos locais que precisam de ajuda, e por isso a empresa deve se unir a operadores de telefonia e provedores de internet para colocar em prática o projeto.

Além de ajudar a população a ter internet de qualidade, o projeto do Facebook visa trazer mais usuários para a rede social, que atualmente já tem 1,55 bilhão de usuários. O objetivo da plataforma é ter 5 bilhões até 2030.

Via Venture Beat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome