Facebook testa função de download de vídeos no Android

Por Redação | em 18.07.2016 às 16h30 - atualizado em 18.07.2016 às 16h50

Facebook

Após anúncios e comentários sobre o assunto, o Facebook começou os testes de uma função que permite aos usuários baixarem vídeos da rede social para serem vistos depois, mesmo em locais sem conexão. A novidade é, por enquanto, exclusiva de dispositivos Android e apareceu para um número limitado de utilizadores, apenas na versão Beta do aplicativo da plataforma.

Ao contrário do que havia sido dito inicialmente, a empresa não inclui apenas países em desenvolvimento nos testes. Relatos de usuários com acesso à função também vêm dos Estados Unidos e Europa, onde um botão para download foi adicionado ao menu de opções no canto superior direito da tela, ao acessar uma página com um vídeo.

Ao contrário do que acontece com outros softwares que fazem o download de vídeos do YouTube ou do próprio Facebook, os clipes não ficam acessíveis a partir do gerenciador de memória. Eles somente podem ser visualizados a partir de uma opção específica dentro do próprio app da rede social, por onde poder ser gerenciados e apagados após a visualização.

Quando anunciou a função, o Facebook deixou claro que, para os criadores de conteúdo, não havia necessidade de temor quanto a seus direitos autorais, uma vez que os vídeos seriam baixados e protegidos com a mesma encriptação usada com as informações pessoais dos usuários. A ideia não é permitir que os materiais sejam levados para fora da rede social, mas sim dar mais conveniência aos usuários com conexões problemáticas.

A ideia é que alguém poderia baixar um vídeo quando estiver dentro do alcance de uma conexão Wi-Fi, mas para assisti-lo depois fora dela. É uma boa notícia para quem tem uma internet móvel limitada ou com baixa velocidade, podendo aproveitar de uma forma melhor uma das funcionalidades do Facebook que vem recebendo maior foco ultimamente.

Por enquanto, não existem informações sobre quando, nem se a funcionalidade será liberada para a totalidade dos usuários do Facebook. Além disso não se sabe se a opção de download será mesmo exclusiva do Android ou se estará disponível também no iOS e outros sistemas operacionais.

Fonte: Android Police

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome