Facebook surrupiou a barra de navegação do Snapchat na cara dura

Por Redação | em 09.12.2016 às 13h25

Facebook vs Snapchat

Sabe aquela máxima que diz que "Se você não pode vencê-los, junte-se a eles"? Pois parece que o Facebook está levando essa história muito ao pé da letra, já que não para de copiar os recursos do rival Snapchat.

Depois de passar a mão nos filtros e imitar várias das funcionalidades do app de mensagens efêmeras no Instagram, agora o Facebook iniciou testes com uma barra de navegação que é quase irmã gêmea da utilizada na seção Discover.

Ela foi colocada numa nova seção chamada "Facebook Live", que também está em testes e mostra as transmissões que estão rolando ao vivo nas páginas e pessoas que o usuário segue.

Snapchat e Facebook postos lado a lado: semelhança da nova seção da rede social com a do app de mensagens efêmeras é gritante (Reprodução: Mashable) 

A novidade ainda está restrita a um pequeno número de usuários, mas foi flagrada pelo pessoal do Mashable, que percebeu a semelhança. No app do Facebook para iOS, o feed de vídeos pode ser acessado tocando num botão de Play localizado na parte inferior da tela, ao lado do ícone do feed de notícias.

No topo de seção foram posicionados ícones circulares que se assemelham bastante aos utilizados pelo Snapchat na aba Discover. Ao tocar sobre um deles, o usuário pode optar por deixar de seguir ou ativar/desativar as notificações de transmissões ao vivo da página correspondente. Rolar a tela para cima exibirá um feed com todas as transmissões realizadas anteriormente.

Páginas no Facebook Video ganham uma nova roupagem, e feed mostra apenas as transmissões que já foram realizadas (Reprodução: Mashable) 

E não é só a barra de navegação que se assemelha a do Snapchat - o funcionamento do "Facebook Live" também é tão confuso quanto a seção Discovery. Para sair de um vídeo, o usuário tem de pressionar ou arrastar um botão que fica na parte superior esquerda para baixo.

Há tempos que uma nova seção de vídeos no app móvel do Facebook vem sendo especulada e uma versão de testes para o Android chegou até mesmo a ser lançada. Só que ela não tinha nada de parecido com o Snapchat como esta aqui tem.

Ninguém sabe quando as cópias descaradas do Facebook vão parar, mas do jeito que as coisas estão é possível que em breve o layout da rede social seja todo inspirado no seu concorrente.

Via Mashable

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome