Facebook revela que relação entre pais e filhos mudou por causa da tecnologia

Por Redação | em 19.04.2016 às 19h10

Paternidade

Um estudo realizado pelo Facebook revela como a combinação entre mobilidade e conectividade afetou a relação entre filhos e pais. Chamado de 'Meet the Parents', o estudo aponta que, devido a tecnologia, os pais mudaram a maneira como compartilham suas experiências e acompanham o desenvolvimento dos filhos com familiares e amigos.

Segundo a pesquisa, apesar dos pais estarem mais conectados, muitos deles utilizam os dispositivos móveis de maneira diferente, variando de acordo com a idade de seus filhos. Para 74% dos novos pais entrevistados, a mobilidade ajuda a manter contato com membros da família durante os primeiros meses de uma criança. Já para 54% dos pais de crianças pequenas, os dispositivos servem para manter seus filhos entretidos. Para 43% dos pais de crianças em idade escolar, os dispositivos ajudam os filhos a serem mais produtivos. No caso dos pais de adolescentes, 71% afirmaram que utilizam dispositivos móveis para se manter conectados com seus filhos; levando em conta apenas o Brasil, este índice é de 55%.

Outro dado interessante revelado no estudo tem relação com o acesso sem precedentes à informação. Para 87% dos entrevistados brasileiros, atualmente existe mais informações sobre a criação de filhos do que seus pais possuíam. 81% deles afirmam que se sentem mais informados do que seus pais eram. Sobre esse tema, o estudo do Facebook também constatou que o acesso às informações podem ajudar os novos pais a tomarem decisões mais assertivas, mas ao mesmo tempo pode criar a sensação de que se está fazendo o que é errado.

Os dispositivos móveis também tem ajudado os pais a registrar e compartilhar momentos importantes de seus filhos. Os pais passam 1,2 vezes mais tempo no Facebook do que aqueles que não possuem filhos. Além disso, mães de primeira viagem passam 1,3 vezes mais tempo no Facebook pelo celular do que mulheres que não tem filhos. Elas também postam 1,7 vezes mais atualizações de status, 2,4 vezes mais fotos e 2,3 vezes mais vídeos do que mulheres que não são mães.

A pesquisa finaliza explicando que os pais contam com maior suporte ao criar seus filhos do que antes, ao menos virtualmente. Segundo os dados, existem, em média, 18 indivíduos ajudando a criar uma criança, enquanto que 58% dos pais acreditam ser mais fácil conectar seus filhos a outros membros da família graças à conectividade e à mobilidade.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome