Facebook lança ferramenta de tradução multilinguística para usuários

Por Redação | em 01.07.2016 às 20h17

Facebook

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (1), uma nova ferramenta de tradução de posts para dois ou mais idiomas com edição livre. A novidade, que já estava disponível para fanpages, foi disponibilizada para alguns usuários como fase de teste.

A ferramenta vai mostrar a língua mais relevante para o público, com base nas preferências, localização e idioma que escrevem mais frequentemente. Caso essas informações não sejam suficientes, o Facebook mostrará a mensagem original – sempre com a alternativa do botão "ver tradução". 

Tradução Facebook

Nos últimos meses, cerca de cinco mil páginas receberam a nova ferramenta, com uma utilização média de 10 mil postagens ao dia. Os posts tiveram 70 milhões de visualizações. Destas, 25 milhões eram em uma das opções de idiomas, fazendo com que o novo sistema tivesse uma avaliação positiva.

As traduções do Bing foram substituídas pelo próprio algoritmo do Facebook, conforme outras empresas o fazem, como Baidu, Google e Yandex. "Essas traduções são geradas por machine learning treinadas em milhares ou milhões de traduções", explicaram os engenheiros de software da rede Don Husa, Shawn Mei e Necip Fazil Ayan em nota.

Há um motivo bem claro por trás dos novos posts multilinguísticos. Por mais inteligentes que os algoritmos estejam ficando ao processarem milhares de traduções, eles ainda não são tão precisos. Passar a bola para os autores dos posts faz com que os computadores compreendam melhor os significados não literais dentro variações linguísticas.

Via Venture Beat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome