Facebook é acusado de manipulação de informações políticas

Por Redação | em 09.05.2016 às 19h45

Feed do Facebook

Uma ferramenta, incluída no Facebook em 2014, está despertando graves acusações sobre manipulação de informação por parte da rede social.

Ex-funcionários do Facebook relataram ao Gizmodo depoimentos que levantam suspeitas sobre a neutralidade da rede social em relação à sua seção de notícias populares nos Estados Unidos. De acordo com as informações divulgadas, notícias de interesse de leitores conservadores eram rotineiramente suprimidas de seu 'Trending News'.

Segundo um jornalista que trabalhava no projeto, constantemente assuntos de extrema direita eram proibidos de aparecer na plataforma, mesmo que as notícias tivessem sido tendência entre os usuários da rede. Outros ex-colaboradores também afirmaram que eles eram instruídos a selecionar materiais, mesmo que a notícia não fosse suficientemente popular ao ponto de justificar a sua inclusão. Um dos ex-redatores afirmou que caso houvesse sites de notícias suficientes cobrindo determinado assunto, eles poderiam "injetá-lo, mesmo que ele não tenha sido, naturalmente, uma tendência".

A seção de notícias populares do Facebook funciona como uma redação tradicional, e isso diverge com as alegações da companhia, que afirma que a ferramenta simplesmente mostra os tópicos que se tornaram recentemente populares no Facebook. Os redatores escrevem manchetes e resumos sobre cada pauta e incluem links para os sites de notícias, porém, de acordo com as acusações, assuntos bastante discutidos entre os usuários da rede, como questões direitistas da política norte-americana, simplesmente não eram incluídos. 

Segundo um dos ex-funcionários, o que acontecia é que opiniões eram publicadas, e não tendências. Diante das acusações de falta de neutralidade, o Facebook se manifestou afirmando não permitir que diferentes perspectivas políticas sejam divulgadas, e que nunca impediu que notícias aparecessem em suas Trending News. 

Fonte: Gizmodo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome