Facebook contratou engenheiros da Microsoft para realidade virtual

Por Redação | em 06.11.2015 às 13h50

Realidade Virtual

O Facebook contratou três veteranos de longa data da Microsoft para chefiarem uma nova equipe de fotografia computacional da empresa, um pequeno grupo que será encarregado da construção de novas maneiras de compartilhar fotos e vídeos na plataforma. A equipe, liderada pelo pesquisador Rick Szeliski, que trabalhou por 20 anos na Microsoft, terá um trabalho fascinante: criar ferramentas para que os usuários do Facebook possam compartilhar vídeos 3D e de realidade virtual em seus perfis.

A nova ferramenta permitirá que os usuários incluam vídeos em 360 graus, que ganhou suporte no Feed de Notícias do Facebook no mês de setembro. "Nós estamos criando novas ferramentas e tecnologias que, no passado, muitas vezes se restringiam a um especialista ou exigia muitas horas de curadoria para disponibilizar para toda a comunidade do Facebook", disse a equipe.

A nova equipe é mais um sinal de que o Facebook investirá pesado em realidade virtual e inteligência artificial. A empresa está se preparando para lançar seu primeiro headset VR, o Oculus Rift, em algum momento no início de 2016. Além disso, a companhia tem uma extensa equipe de pesquisadores e cientistas que trabalham em projetos como voz e tecnologia de reconhecimento de imagem que ajudam os usuários a interagir de forma mais agressiva com seus produtos. O Facebook também está trabalhando para aperfeiçoar seu assistente virtual presente no Messenger, que ajuda os usuários a fazer compras a partir de seu smartphone. Essas são algumas das maneiras que a rede social pretende manter seu 1,5 bilhão de usuários engajados.

O CEO Mark Zuckerberg parece estar convicto que a próxima grande plataforma da tecnologia será a realidade virtual. Mas, isso só acontecerá se a criação desse tipo de conteúdo e seu compartilhamento forem simples para os usuários. E é aí que Szeliski e sua equipe ganham importância. Os recursos de compartilhamento desse conteúdo poderiam ajudar significativamente nas vendas do Oculus Rift. Certamente os usuários estarão mais propensos a comprar o headset se houver uma grande quantidade de conteúdo de realidade virtual no Facebook para consumirem.

As três novas contratações do Facebook incluem Rick Szeliski, Michael Cohen e Matt Uyttendaele, que juntos somam cerca de 60 anos de trabalho na Microsoft. Eles iniciaram suas atividades na rede social em outubro no escritório da empresa em Seattle.

Via Re/Code

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome