Area 404: o novo laboratório do Facebook para produzir hardware em total segredo

Por Redação | em 03.08.2016 às 20h01

Facebook Area 404

Os poderes quase ilimitados de Mark Zuckerberg sobre o Facebook ficaram um pouquinho menores com a aquisição feita pela empresa esta semana: segundo informações do jornal britânico Business Insider, a rede social acabou de inaugurar um laboratório de hardware, onde, por razões de segurança, nem mesmo o fundador da empresa pode entrar. O Espaço foi batizado como Area 404 e deverá ser uma espécie de fábrica para os principais projetos de hardware da companhia. 

Facebook Area 404

Tudo o que for produzido no complexo será secreto e confidencial (Foto: Reprodução/Wired)

A Área 404 ocupa um espaço de aproximadamente dois quilômetros quadrados e se divide em três grandes galpões, onde estão guardados os equipamentos necessários para vários projetos do Facebook. No galpão mais importante do complexo, chamado de "Como as coisas são feitas", apenas 10 funcionários altamente treinados podem entrar. O acesso é restrito àqueles que tem um cartão de acesso por motivos de segurança, já que a sala abriga máquinas como um cortador de pressão a jatos d'água com mais de 60.000 PSI. O brinquedinho novo será usado para cortar chapas de metal e outros materiais resilientes. 

O objetivo da sala é dar espaço a um novo empreendimento até então chamado Building 8. Em abril deste ano, vários rumores afirmavam que o Facebook estava criando uma nova divisão para a produção de hardware, algo bastante surpreendente se pensarmos que boa parte dos ganhos do Facebook, assim como seus investimentos, está focada em serviços e informações. Embora as notícias corroborem com a criação do Building 8, é importante ressaltar que o complexo não deve criar produtos de consumo para o público, mas sim peças e utensílios para a estrutura do próprio Facebook.

Facebook Area 404

A instalação é feita em concreto reforçado e fica ao lado do prédio sede do Facebook, no Vale do Silício, Califórnia (Foto: Reprodução/Wired)

O Facebook sempre se portou de forma bastante similar ao Google quando o assunto é produzir hardware. Até o momento, os poucos projetos da empresa que envolvem produtos físicos se resumem ao drone Aquila, criado para oferecer internet gratuita a habitantes de áreas remotas, o protótipo de uma câmera para a captura fotos e vídeos em 360º, que foi apresentado durante a conferência F8 este ano, e os equipamentos para testar um novo método de transmitir internet para locais de difícil acesso com a ajuda de lasers.

Fora iniciativas do tipo, que estão ligadas ao uso e expansão da rede social, não se sabe ao acerto no que a nova divisão de hardware pode ser utilizada. Segundo especialistas, uma das vantagens de ter uma fábrica própria seria tornar os processos de manutenção e montagem dos servidores do Facebook mais rápidos e baratos, além de permitir que a companhia tenha total controle sobre o que está sendo produzido ali. 

Facebook Area 404

(Foto: Reprodução/Wired)

Como você já deve estar imaginando, o nome "Area 404" é uma referência ao Erro 404 de "Página não encontrada", que geralmente ocorre quando um servidor não encontra uma página ligada ao endereço digitado no navegador. Apesar da empresa ter dado a entender que o nome é um simples trocadilho, suspeitamos que o termo possa se referir a um lugar teoricamente que não existe, isto é, onde tudo é secreto e confidencial. Bacana, não é? 

Fonte: Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome