NSA espionou negociações entre congressistas dos EUA e autoridades de Israel

Por Redação | em 30.12.2015 às 14h00

NSA

Apesar de anunciar que interromperia a espionagem de aliados há cerca de dois anos, quando o grande esquema de monitoramento realizado pela Agência Nacional de Segurança (NSA na sigla em inglês) foi revelado ao mundo, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama continuou de olho em alguns de seus principais parceiros geopolíticos. Entre os amigos que continuaram sendo monitorados estavam Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, e outras autoridades israelenses.

Como os Estados Unidos costuravam um acordo para frear o programa nuclear iraniano, histórico inimigo de Israel, o que também finalizaria sanções internacionais contra o país do Oriente Médio, Netanyahu e outros líderes israelenses se colocaram contra o acerto. Assim, conforme publicou o jornal Wall Street Journal nesta terça-feira (29), a administração de Obama manteve os olhos atentos nas conversas entre autoridades de Israel e políticos dos EUA.

Para ser concluído, o acordo precisava da aprovação do congresso dos Estados Unidos, e Israel trabalhava em conjunto com grupos de judeus americanos para tomarem posições conjuntas contra o acerto. Além disso, propostas indecorosas sobre o que levaria legisladores indecisos a votar contra teriam sido feitas pelas autoridades de Israel. Por isso, o governo do país norte-americano queria saber exatamente quais os argumentos utilizados pelos israelenses e, assim, tentarem contornar a situação e transformar o acordo em realidade.

Ao espionar os israelenses, a NSA descobriu que o primeiro-ministro Netanyahu e os seus conselheiros também vazaram informações sigilosas do acordo que vinha sendo costurado entre EUA e Irã. E o mais curioso é que tais dados foram obtidos por meio de espionagens.

Fonte: Wall Street Journal

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome