Estados Unidos temem que Rússia corte cabos subaquáticos de Internet

Por Redação | em 27.10.2015 às 12h00

Submarino

Submarinos e navios de espionagem russos estão operando agressivamente perto de cabos submarinos vitais responsáveis por quase todas as comunicações globais de internet. O movimento está preocupando militares e oficiais da inteligência dos EUA, que acreditam que os russos podem estar planejando atacar essas estruturas em tempos de tensão ou conflito. 

A grande preocupação dos Estados Unidos é que os russos cortem os cabos de fibra óptica em locais de difícil acesso para interromper instantaneamente as comunicações no Ocidente. No entanto, não há nenhuma evidência sobre qualquer corte de cabos e, por enquanto, tudo é apenas especulação e desconfiança dos militares e funcionários da inteligência norte-americanos devido ao movimento das forças armadas russas ao redor do planeta. 

Um exemplo dos movimentos que intimidam os Estados Unidos é o do navio-espião russo Yantar, que cruzou lentamente a costa leste do país norte-americano no mês passado a caminho de Cuba. Ele foi monitorado constantemente por satélites, navios e aviões norte-americanos, mas ainda assim o país teme as intenções do antigo rival.

Além disso, o debate interno em Washington ilustra a profunda desconfiança dos Estados Unidos a cada passo da Rússia, uma lembrança negativa da Guerra Fria que permanece viva. Um diplomata europeu chegou a dizer que "o nível de atividade da Rússia é comparável com o que vimos durante a Guerra Fria".

Via The New York Times

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome