Contratado da NSA é acusado de roubar 50TB de dados confidenciais do governo

Por Redação | em 09.02.2017 às 17h10

NSA

Um ex-contratado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, acusado de roubar dados altamente classificados do governo, foi indiciado por um grande júri federal por 20 acusações criminais. Cada acusação traz consigo uma sentença de até 10 anos.

Apesar da semelhança com o caso de Edward Snowden, que também trabalhou como contratado na NSA por meio da empresa de consultoria Booz Allen Hamilton, o governo ainda não sabe dizer se Harold Thomas Martin, de 52 anos, realmente fez alguma coisa com as informações obtidas na agência.

As autoridades têm chamado o caso de maior roubo de informações confidenciais da história, uma vez que Martin é acusado de coletar mais de 50TB de dados altamente sensíveis durante os 20 anos em que prestou serviços para a inteligência norte-americana. "Por mais de duas décadas, Harold Martin abusou flagrantemente da confiança depositada nele pelo governo", disse o advogado Rob Rosenstein.

A denúncia forneceu uma longa lista de documentos que Martin alegadamente roubou de várias agências de inteligência, começando em agosto de 1996, incluindo relatórios de 2014 da NSA detalhando informações de inteligência "sobre questões cibernéticas estrangeiras" que continham informações de segmentação e "técnicas estrangeiras de intrusão cibernética".

A lista de documentos roubados inclui ainda um guia do usuário da NSA para uma ferramenta de coleta de informações e um arquivo de 2007 com detalhes sobre operações diárias específicas.

Martin foi contratado como empreiteiro privado por pelo menos sete empresas diferentes, trabalhando para várias agências governamentais desde 1993, depois de servir na Marinha dos EUA por quatro anos, de acordo com a acusação.

Fonte: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome