Satélite da SES será lançado por foguete reutilizável da SpaceX

Por Redação | em 30.08.2016 às 20h31

SPACEX REUSE

Nesta terça-feira (30), a SpaceX anunciou seu mais novo cliente: ninguém menos que a SES, principal operadora de satélites do mundo. De acordo com as informações divulgadas pela gigante de Elon Musk, seu foguete reutilizável, Falcon 9, será responsável por lançar um satélite geoestacionário, o SES-10, no quarto trimestre deste ano.

Este será o primeiro grande desafio comercial da SpaceX, já que o SES-10 será o primeiro satélite colocado em órbita por um foguete reutilizável da companhia espacial. “Após ser a primeira operadora comercial de satélites a realizar um lançamento com a SpaceX em 2013, estamos animados em voltar a ser o primeiro cliente a embarcar na primeira missão da SpaceX a usar um foguete reutilizável. Acreditamos que este tipo de nave vai inaugurar uma nova era do voo espacial e tornar o acesso ao espaço mais eficiente em termos de custo e gerenciamento”, revelou Martin Halliwell, diretor de Tecnologia da SES.

Até o momento, a SpaceX não especificou quanto cobrará pela missão, mas especialistas estimam que haverá um desconto de 30% no preço regular de US$ 62 milhões para o lançamento do Falcon 9. Caso a informação seja confirmada, a promessa de que os foguetes reutilizáveis diminuirão os custos das viagens espaciais será cumprida, e a SES terá importância fundamental nessa história. “A SES tem representado, ao longo dos anos, um forte apoio à abordagem de reutilização da SpaceX e estamos muito satisfeitos com o primeiro lançamento de um foguete desse tipo já levar o satélite SES-10”, disse Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX.

Fonte: Ars Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome