Qualcomm processa Meizu por infração de patente em smartphone

Por Redação | em 27.06.2016 às 07h53

Meizu Pro 6 lançamento no Brasil

Na sexta-feira (24), a Qualcomm abriu um processo contra a fabricante chinesa de smartphones Meizu por ter usado um processador da Mediatek que infringe patentes de 3G e 4G registradas pela fabricante norte-americana de chipsets. A queixa foi registrada em San Diego, nos Estados Unidos.

Em um comunicado oficial, a chinesa disse já ter entrado em contato com a Qualcomm para resolver a questão legal da melhor maneira possível, uma vez que escolheu os chips da Mediatek para evitar o pagamento das altas taxas cobradas pela estadunidense (que fabrica os processadores Snapdragon), o que obrigaria a chinesa a elevar os preços cobrados em seus smartphones no país. Consequentemente, a empresa estaria em desvantagem na disputa acirrada pelo mercado chinês de dispositivos móveis.

Don Rosenberg, membro do conselho geral da Qualcomm, disse, por sua vez, que “não há dúvida de que a propriedade intelectual da Qualcomm foi usada e nós não fomos efetivamente pagos por isso”. A China é o mercado mais importante para a casa do Snapdragon, representando 53% de sua receita global de mais de US$ 25 bilhões anuais. 

Vale lembrar que esse não é o primeiro processo judicial que a Meizu enfrenta. Em 2012, na ocasião do lançamento do Meizu MX, a companhia foi processada pela Apple porque o smartphone estaria copiando o design do iPhone. Já em 2015, foi a vez da ZTE acusar a Meizu na justiça por copiar seu design - mais especificamente, a cópia teria sido do botão "Home" dos smartphones.

Mas, mesmo com esses processos rolando, o crescimento da Meizu segue acelerado na China e a companhia atualmente é a principal concorrente da Xiaomi no país. Somente no ano passado, a empresa cresceu 350% em relação a 2014, vendendo 20 milhões de dispositivos em todo o mundo, e esse número pode crescer ainda mais com o lançamento do Meizu MX6, previsto para acontecer em julho deste ano.

Fonte: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome