Neuralink: Elon Musk quer implantar chips nos cérebros das pessoas

Por Redação | em 27.03.2017 às 18h44

Elon Musk

Parece que construir veículos autônomos e colonizar Marte não é o bastante para o ambicioso Elon Musk. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (27), o bilionário pretende revolucionar a interação do homem com a máquina a partir de redes neurais.

Segundo fontes do Wall Street Journal, a empresa, chamada Neuralink, está trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que permitiria que as pessoas se comunicassem diretamente com as máquinas, sem terem que passar por uma interface física. Pode parecer ficção científica, mas essa pode ser a tendência da Inteligência Artificial em um futuro não tão distante.

A ideia é que a tecnologia envolva a implantação de eletrodos no cérebro para que as pessoas possam carregar ou baixar seus pensamentos em um computador. Ou seja, os seres humanos possivelmente serão capazes de elevar suas funções cognitivas.

Apesar de a iniciativa parecer futurista, Elon Musk já havia manifestado interesse na tecnologia de redes neurais anteriormente. Na Vox Media's Code Conference, no ano passado, o empresário descreveu a ideia, afirmando que o objetivo será permitir que os humanos consigam atingir uma simbiose com as máquinas.

A ideia de unir homem e máquina tem um motivo. Musk vem demonstrando preocupação com o desenvolvimento da IA, pois acredita que a tecnologia pode representar uma ameaça para a humanidade. Para não correr riscos, a interface computador-cérebro foi a solução encontrada por Musk. Com a união, o objetivo é que os humanos sejam melhorados pela IA, e não substituídos.

E não é só a Neuralink que vem trabalhando em cima desse propósito. O Facebook também está explorando uma tecnologia semelhante em sua divisão de hardware secreta. O grupo está desenvolvendo uma tecnologia de interface não-invasiva, também cérebro-computador, que permitirá que as pessoas se comuniquem com dispositivos externos.

Fonte: BGR

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome