Google e Facebook se unem para construir cabo submarino transpacífico

Por Redação | em 13.10.2016 às 08h53

Cabo submarino

O Google e o Facebook anunciaram na quarta-feira, 12, um ambicioso projeto conjunto para melhorar a velocidade de conexão de internet entre os continentes americano e asiático. Segundo as empresas, elas irão construir o cabo submarino mais rápido do mundo, com 12.800 quilômetros, entre Los Angeles e Hong Kong.

A construção do chamado PLCN (Pacific Light Cable Network) começará este ano e a previsão é que entre em funcionamento no verão boreal de 2018, que se inicia em junho daquele ano. O projeto é uma colaboração entre os dois gigantes da internet, além das empresas de telecomunicações Pacific Light comunicação de dados e TE SubCom.

Para se ter ideia da monstruosidade do novo cabo submarino, ele terá uma capacidade de transferir 120 terabytes por segundo. Colocando isso em perspectiva, o PLCN seria capaz de transportar as informações de todos os livros já escritos no mundo em apenas poucos segundos, lembrando que estamos falando em um espaço entre a América e a Ásia.

"O PLCN trará menor latência, mais segurança e maior largura de banda para os usuários do Google na região da Ásia-Pacífico", afirmou o Google, em um comunicado. "Com o crescente número de pessoas que utilizam os aplicativos e serviços do Facebook na região, o cabo ajudará a conectar melhor Ásia e nossos centros de dados nos Estados Unidos", acrescentou.

As quantias que o Google e o Facebook pretendem desembolsar para o projeto não foram reveladas.

Fonte: Telegraph

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome