Veja a carta em que a EA Sports rejeita o Football Manager

Por Redação | em 25.08.2016 às 13h30

Football Manager 2016

Atualmente, o Football Manager é um dos games de futebol mais populares do mundo. Diferente dos jogos como FIFA e PES, o game desenvolvido pela Sports Interactive e distribuído pela SEGA tem foco na gestão completa de um clube de futebol, incluindo treinamentos, compra e venda de jogadores, análise financeira, entrevistas a jornalistas, relacionamento com a torcida e vários outros aspectos que simulam o universo futebolístico. O sucesso do FM, no entanto, poderia fazer parte da história da Electronic Arts se a desenvolvedora não tivesse negado o projeto no início da década de 90.

Em uma carta presente no Museu Nacional do Futebol, na Inglaterra, a EA Sports tentou uma aproximação com os criadores do Football Manager, que na época era conhecido como European Champions. Na carta, o assistente de produção da desenvolvedora pede desculpas aos irmãos Paul e Oliver Collyer lamentando a impossibilidade da empresa lançar um protótipo do simulador. No registro , a EA afirma não acreditar que um game baseado em estatísticas e sem ação pudesse ter sucesso.

Apesar da negativa, a empresa desejou sorte aos irmãos desenvolvedores na tentativa de buscar outras empresas que já trabalhavam com simuladores de futebol. No final da carta, ainda existe uma observação, avisando Paul e Oliver que os discos do game estavam infectados com vírus.

Apenas um ano depois, em 1992, os irmãos Collyer levaram a ideia à Eidos e firmaram um acordo para o desenvolvimento do jogo. O resultado foi um sucesso: na primeira edição foram vendidos seis milhões de cópias do game. Ao longo do tempo, o título tornou referência em simulação do esporte mais popular do mundo. Sob o nome de Championship Manager, o game se transformou em um fenômeno mundial nos anos 1990 e 2000. Em 2004, o jogo foi rebatizado como Football Manager, ganhando nos últimos anos adições importantes e sendo utilizado até mesmo por treinadores e profissionais técnicos do futebol. Anos depois, a EA Sports chegou lançar o FIFA Manager, seu próprio simulador, mas o jogo não obteve muito sucesso e foi descontinuado.

Carta rejeição EA Sports e Football Manager

Via Who Ate All The Pies

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome