Black Friday: Google e Ibope traçam perfil do consumidor para 2016

Por Redação | em 18.11.2016 às 19h41

Black Friday

A Black Friday está chegando e nada melhor que o comportamento de comprars do brasileiro para servir de termômetro para lojas e comerciantes físicos e virtuais. A fim de entender melhor o perfil do consumidor para este ano, o Google realizou uma pesquisa em parceria com o Ibope e conseguiu analisar as expectativas e o comportamento ds clientes. Veja os principais insights:

· Aumentou para 89% o índice de pessoas que pretendem comprar na data, Em 2015, o percentual era de 84%.
· 47% já pensam em antecipar os presentes de Natal e planejam comprar para duas pessoas.
· 64% das pessoas pretendem comprar eletrônicos e eletrodomésticos e 48% roupas, calçados e acessórios.
· 90% das pessoas pesquisa para saber o que e onde comprar, 91% pretendem comprar online, 35% pretendem comprar em lojas físicas e 16% consideram comprar produtos usados.
· Na categoria Eletrônicos, o smartphone é o campeão na intenção de compra com 38%. Com o mesmo percentual, a liderança da categoria Roupas e Calçados está com roupas.
· A participação em mobile deve evoluir tanto em pesquisa quanto em compras. Em 2015, 17% das pessoas usavam principalmente o smartphone para realizar pesquisas relacionadas a compras, em 2016 esse índice é de 27%.
· No ano passado, 12% compravam pelo smartphone, já em 2016 esse número é de 20%.

* Pesquisa realizada entre os dias 18 e 22/10/2016 com internautas entre 18 e 55 anos, das principais regiões do país (Grande São Paulo e interior, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife), das classes A. B e C e que costumam realizar compras online.

Recentemente o Google realizou também uma pesquisa com a Provokers sobre o assunto.

Veja ainda os resultados da Google Consumer Survey (Jan a Out de 2016):
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· Em 2015, 64% das pessoas realizaram alguma compra, seja em loja física ou online. Os gastos médios, considerando todas as compras, variaram de R$ 117 (light shopper) a R$ 3.000 (heavy shopper).
· Em 2015, os consumidores heavy buyers representaram 23% (54% medium e 23% light).
· O perfil demográfico segue a média dos eshoppers, com uma afinidade um pouco maior da Classe C (7% acima da média).
· Em 2015, o volume de pessoas se deslocando para lojas físicas durante todo o fim de semana da Black Friday cresceu em diversas categorias. Lojas de Fast Fashion são as que mais cresceram como destino de navegações no Waze, com a sexta-feira passando de 120% em comparação com as outras sextas-feiras de novembro.
· O gasto na data segue a lógica de classificação econômica: quanto maior a classe, maior o gasto médio. (Classe A - 14% heavy / 3% medium / 4% light).
· Os eshoppers que mais compram em loja física estão contemplados na Classe C (59%) e 25% têm entre 35 e 44 anos.
· 30% das pessoas souberam da última Black Friday por sites de lojas, 25% por sites de buscas e 22% por vídeos no YouTube.

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