Ministério da Educação lança “MECflix” e simulados de prova do ENEM

Por Redação | em 08.04.2016 às 22h07

MECflix

Vem aí um novo portal para auxiliar os estudos dos vestibulandos: o Ministério da Educação acaba de anunciar seu novo site, Hora do Enem, que oferecerá a partir do dia 30 de abril simulados de provas do Enem, exercícios de conhecimentos pertinentes e videoaulas no “MECflix”, uma biblioteca de vídeos com conteúdos que caem na prova.

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que com a nova plataforma “na hora já dá para saber a nota que ele [o estudante] tiraria no Enem, e se essa nota é menor ou maior que a média”. Mercadante também explicou que “o sistema também diagnostica onde o candidato está indo bem ou mal”, ressaltando que os simulados também podem servir como um teste para verificar a viabilidade de, quem sabe em um futuro próximo, aplicar as provas do Enem pela web, dispensando a prova presencial.

MECflix

O primeiro simulado do Hora do Enem acontece já na data da estreia do portal, e o sistema estará disponível a partir da meia-noite até as 20h do dia seguinte – mas é importante frisar que, a partir do momento em que o aluno iniciar o exame, ele terá somente quatro horas para finalizar o teste. A prova será composta de 80 questões com conteúdos correspondentes àquelas que o aluno do ensino médio aprendeu até a data. Quem perder essa primeira prova terá outra chance de realizar o simulado nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

O portal também oferece ao candidato a possibilidade dele realizar as provas por celulares e tablets, além de notebooks e computadores, e, para quem não acesso à Internet, o MEC oferecerá 120 mil vagas em laboratórios de informática em diversos campi de universidades federais. Quem preferir assistir às videoaulas pela televisão, o conteúdo será exibido pela TV Escola diariamente às 18 horas, com reprises às 7h e depois às 13h.

A iniciativa deverá beneficiar mais de 2,2 milhões de alunos do terceiro ano do ensino médio de todo o Brasil. De acordo com estimativas do MEC, se o estudante se dedicar à aprendizagem na plataforma por duas horas e meia ao dia, as chances de seu desempenho no Enem ser mais elevado chegam a 30%.

Fontes: TV Escola, Exame

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome