Tecnologia e arte: conheça o conceito novo de "Balance from Within"

Por Redação | em 11.04.2016 às 21h35

Tonski Balance From Within 1

Não, você ainda não viu de tudo. E quem te mostra isso é o mais do que criativo Jacob Tonski  com seu trabalho "Balance from Within" ("Equilíbrio de Dentro"), desenvolvido entre 2010 e 2013 no estúdio Creative Inquiry. Na ocasião, o que se vê (e impressiona) é um sofá de estilo vitoriano apoiado em apenas uma de suas pernas. Tudo bem que não é um processo tão natural assim. Mas nem isso o torna um projeto menos fascinante. Corda? Alguém atrás da mobília? A única coisa até então perceptível é um tubo ligado entre o sofá e uma caixa  que aparenta guardar todo o segredo desta experiência.  

Tonski Balance From Within 1

Para alcançar o efeito surpreendente, Tonski utilizou um sofá de 170 anos e instalou dentro dele um dispositivo mecânico que mantém o equilíbrio, respondendo internamente a forças externas. Entenda melhor: Sempre que o sofá começa a cair para um lado isto é detectado, através de um mecanismo de inclinação, e é exercida uma força adequada para combater a possível queda. O que resulta na oscilação contínua, para frente e para trás. Isso não significa que o sofá não pode começar a cair. Se você aplicar uma ligeira pressão, o mecanismo vai compensar a força e o sofá vai permanecer em equilíbrio, mas se a força for maior, a queda é inevitável.

De acordo Tonski, o sofá em equilíbrio pretende ser uma reflexão metafórica sobre a natureza da relações humanas e sobre as coisas que construímos para nos apoiarmos. Reflita e surpreenda-se!

Fonte Jacob Tonski 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome