Sonda Juno se aproxima de Júpiter e captura o som de seu campo eletromagnético

Por Redação | em 03.07.2016 às 13h47

Missão Juno a Júpiter

A sonda Juno, lançada pela Nasa em agosto de 2011 com o objetivo de chegar à Júpiter, acabou de ultrapassar os limites do vento solar em direção à magnetosfera do gigante gasoso. Agora, o território no qual Juno está é completamente influenciado pelo campo magnético do planeta, e durante a aproximação a Nasa capturou o espectro sonoro causado pela baixa intensidade das ondas de Júpiter. Você pode ouvir o áudio registrado pela sonda no vídeo logo abaixo: 

Por causa do tamanho bastante notável de Júpiter, seu campo magnético é 20 mil vezes mais forte que o gerado pelo núcleo da Terra. A massa do planeta faz com que sua magnetosfera seja grande a ponto influenciar o vento solar a milhares de quilômetros de distância do planeta. Quando a magnetosfera de Júpiter encontra as partículas supersônicas emitidas pelo sol, a colisão acaba esquentando ainda mais o vento solar, gerando as ondas de som que você ouviu no vídeo acima. 

O pesquisador responsável pelo estudo das ondas capturadas por Juno, William Kurth, afirmou que o efeito dessa colisão é comparável ao estrondo sônico (sonic boom) de aviões supersônicos. Como o efeito descrito por Kurth ocorre apenas no espaço, onde não há ar e consequentemente não há som, é possível apenas comparar as ondas supersônicas àquelas capturadas por Juno, mas elas não são as mesmas.

Ainda de acordo com o pesquisador, o vento solar viaja o espaço a mais de um milhão de quilômetros por hora, e quando ele finalmente encontra um obstáculo, cria toda essa turbulência. O obstáculo citado por Kurth é a própria magnetosfera de Júpiter, que é a maior estrutura de todo o sistema solar. Caso pudéssemos ver esse efeito daqui da Terra e a olho nu, Júpiter teria duas vezes o tamanho da Lua, isto porque ele está a milhões de quilômetros mais longe que o nosso satélite natural. Incrível, não é?

Fonte: Digital Trends

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome