Software de realidade aumentada ajuda a solucionar cubo mágico

Por Redação | em 05.06.2016 às 21h15

cubo magico

Você já deve ter visto alguns vídeos de pessoas solucionando um cubo mágico em poucos instantes, algo que realmente desafia a lógica e parece armação. Este brinquedo é famoso por colocar a prova a capacidade de memória de quem se aventura a solucioná-lo, mas um software de realidade aumentada (RA) pode dispensar toda a necessidade de gravar exatamente os movimentos a serem realizado por cada uma das fatias de um cubo.

Graças a um software desenvolvido pelo estudante de graduação Martin Spanel, esta tecnologia ajuda qualquer pessoa a resolver um cubo de 3 x 3 com somente 20 movimentos (ou nem isso). E não importa o quão embaralhado estiver o item, pois o software utiliza uma câmera para escanear as faces do cubo a fim de indicar qual a direção de cada movimento. Depois de feita esta análise, a realidade aumentada entra em ação e adiciona uma camada virtual à superfície do cubo, indicando quais cores devem estar ali e quais devem ser o sentido e a direção das giradas.

O projeto, desenvolvido por Spanel como seu projeto de conclusão de curso da faculdade, ainda está longe da perfeição e precisa de muitos aprimoramentos para se tornar mais efetivo. Um dos problemas enfrentados pela plataforma é a incapacidade de identificar se o usuário realizou um movimento incorreto, o que simplesmente pode inutilizar a execução do programa.

É claro que nenhuma dessas falhas diminui o valor da iniciativa de Spanel, que espera lançar uma versão aprimorada da sua plataforma, quem sabe até em código aberto, ainda no segundo semestre de 2016. Por enquanto, o único método de solução com o qual o software trabalha é o Kociemba, e o seu criador espera adicionar mais deles em versões futuras.

Fonte: Reddit

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome